Cartilha Voz Única aponta principais demandas de SC na ótica empresarial

29 de julho de 2022
Postado por: Alexandre

VEJA AQUI OS PLEITOS PRIORITÁRIOS DA REGIONAL VALE…

Um raio-x das principais necessidades para o desenvolvimento do Estado, a cartilha Voz Única foi apresentada na quarta-feira (27/07) para lideranças empresariais, políticas e convidados. “Somos apartidários, mas temos responsabilidade política, mas com vozes unidas e mãos dadas queremos contribuir com informações para juntos construirmos uma SC cada vez mais competitiva e produtiva”, declarou o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves.

A assessora da presidência, Carina Casanova, apresentou a dinâmica de construção do documento, que reúne as principais reivindicações da classe produtiva para o desenvolvimento de Santa Catarina e traz mais de 700 demandas levantadas pela Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) e pelas Associações Empresariais dos mais de 220 municípios abrangidos pela Federação.

Das demandas, 60 serão priorizadas e acompanhadas de perto pela Federação e as associações nas regiões. “Somos um estado diferenciado, mas temos uma série de deficiências para corrigir. E por isso queremos contribuir para o desenvolvimento e o bem estar de toda a sociedade”, destacou o presidente da Facisc.

As demandas foram divididas em 10 áreas prioritárias. A infraestrutura mais uma vez liderou os pedidos, abrangendo 60% dos pleitos listados. Em segundo lugar, veio o item segurança, com 11, 42% dos pleitos e em terceiro veio o item educação, com 7,39%.

Em sua quarta edição, este ano a cartilha traz como novidade o monitoramento e acompanhamento de cada pleito que deverá ser realizado por meio de um aplicativo para que todos possam ter acesso e acompanhar o andamento das demandas.

Na ocasião os vice-presidentes regionais da Facisc também apresentaram os pleitos prioritários elencados nas suas regiões, reforçando as necessidades em cada uma das 12 regionais da Federação.

O material completo pode ser conferido no site https://www.vozunica.com.br/

VP Regional Vale da Facisc, Rinaldo Luiz de Araújo, apresentou as demandas da região

 

PLEITOS PRIORITÁRIOS DA REGIONAL VALE 

(Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Gaspar, Indaial, Itajaí, Navegantes, Penha, Pomerode, Timbó).

1. Conclusão dos trechos de duplicação da BR 470, priorizando o acesso aos municípios;

2. Implantação da pista de cargas do Aeroporto Min. Victor Konder (Navegantes);

3. Complementação das obras da Bacia de Evolução do Rio Itajaí;

4. Extensão do projeto do Corredor Ferroviário Catarinense até o Vale do Itajaí;

5. Melhoria na gestão da educação pública, buscando reduzir a evasão escolar

Próximos passos
No mês de agosto, a Federação e as associações empresariais farão encontros em cada uma das regionais para entregar a cartilha impressa aos candidatos. A ideia é que os candidatos possam expor suas intenções em relação aos temas propostos e promover uma aproximação ainda maior entre os futuros governantes e a classe empresarial.

Após as eleições e a posse dos eleitos, a Facisc vai realizar o monitoramento dos pleitos.

Voz Única
Há 16 anos, o Projeto Voz Única disponibiliza à sociedade uma ferramenta que orienta e informa sobre as demandas de SC do ponto de vista empresarial de forma sistematizada, acessível e participativa. Na prática a Facisc faz um levantamento de cada região do estado com as principais necessidades, publica uma cartilha com cada um desses pleitos, faz encontros de entrega das cartilhas aos candidatos e um debate sobre os temas abordados.

O Programa também é um meio de acompanhamento dessas demandas e traça um raio-x do que o estado precisa. Além disso, está alinhado com a agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Consultor político do projeto, o jornalista Upiara Boschi, fez um breve panorama do cenário político atual. “Vamos viver uma das eleições mais imprevisíveis de SC. Estamos nos preparando para saber que sentimentos temos na política hoje. O governador que foi eleito por uma onda hoje está construindo seus próprios projetos. Temos um cenário extremamente desafiador”, concluiu.

Veja AQUI fotos do evento.

Categoria: Infraestrutura
Publicidade