Maior onda de frio do ano chega ao Brasil

10 de junho de 2022
Postado por: Alexandre

,

Prepare os casacos! Uma nova onda de frio – mais intensa do que a de maio – chega à região Centro-Sul do Brasil a partir desta sexta-feira (10). Dessa vez, o fenômeno deve ficar mais restrito aos estados mais ao sul do país, mas Centro-Oeste, Sudeste e até o Norte devem sentir as temperaturas abaixando.

Nova onda de frio mais intensa pode causar geada e temperaturas congelantes em regiões com altitude e ao sul

De acordo com a ClimaTempo, uma massa de ar polar com origem na Antártica deve vir em direção ao continente. As temperaturas devem baixar drasticamente nas regiões mais próximas à Argentina, mas tendem a cair em toda a região Centro-Sul e nos estados próximos do Gran Chaco da Bolívia, no Norte.

“Este frio intenso também entra pelo interior do continente, diminuindo as temperaturas no sul de Rondônia e do Acre, e no sudoeste do Amazonas”, diz a Climatempo, em nota.

Os modelos de previsão de temperatura indicam uma queda drástica nos termômetros em especial durante o fim de semana.

“Os modelos apontam que esta nova onda de frio pode ser a maior do ano, até o momento, principalmente no Sul do Brasil. Mas os efeitos serão sentido no Sudeste, Centro-oeste e parte do Norte do país”, alerta a Climatempo.

A onda não deve ter a mesma dispersão que a de maio por diversos fatores. Mas o principal motivo para aquela tempestade ter sido impulsionada e atingir regiões como Brasília e até Tocantins foi a tempestade extratropical Yakecán, que intensificou as baixas temperaturas e dispersou a massa de ar polar.

Estima-se que pode haver neve e geada entre a região mais austral do Mato Grosso do Sul, bem como no oeste paulista, no Paraná, em Santa Catarina e na Serra Gaúcha. Em Porto Alegre, a mínima pode chegar a 4º C no fim da semana. 

Fonte: MSN

Categoria: Meio Ambiente
Publicidade