SERRA DO RIO DO RASTRO SERÁ EXCLUSIVA DOS ATLETAS NO FIM DE SEMANA

12 de maio de 2022
Postado por: Alexandre

Rodovia será interditada entre 6h e 14h para a Rio do Rastro Marathon

 

Chegou a hora de 1500 atletas enfrentarem as 286 curvas da imponente Serra, entre as cidades de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina. A Rio do Rastro Marathon vai proporcionar mais uma vez, experiências incríveis a todos àqueles que vão se tornar Guardiões da Serra pela primeira vez ou àqueles que voltam para sentir as emoções de correr e pedalar num dos lugares mais bonitos do Brasil.

 

Os atletas começam a subir a Serra do Rio do Rastro no sábado, 14 de maio, a partir das 7 horas da manhã. A largada dos 25km acontece em frente à Prefeitura de Lauro Müller.  Já às 8h30 inicia a prova dos 40km de MTB, no Paredão de Orleans. No mesmo local, domingo, às 7 horas da manhã, largam os corredores da maratona. E os atletas do Desafio dos 12, iniciam a prova às 10h15 de domingo, no Mirante 12. Para chegar até o local, a organização vai disponibilizar ônibus exclusivo para os participantes, com partida às 8 horas, da arena de largada em Orleans. 

 

Esse ano os ciclistas do MTB vão passar pelo mesmo percurso da maratona, com estrada de chão até Lauro Müller. “Ficou mais pancadaria, mas também com um visual bem mais bonito”, conta Kiko dos Santos, diretor técnico da prova. Lembrando que todos as modalidades têm tempos de corte e máximo para fazer o percurso. No ciclismo, os atletas precisam passar no mirante 12 (km 27) com até 2h15m59s de prova e no km 35, com até 3h30m59s.

 

Tanto no sábado, quanto no domingo, a rodovia SC 390 vai ser exclusiva dos corredores e ciclistas, a partir das 6 horas da manhã até às 14 horas quando o último atleta deve fechar a prova. Neste período apenas carros da organização e autorizados poderão trafegar pelo percurso até o mirante de Bom Jardim da Serra, local de chegada dos atletas. Demais horários, a serra volta a ser liberada.

 

UMA DUPLA INUSITADA VAI SUBIR A SERRA

 

Nesta 2ª edição, os atletas que forem correr os 25km vão encontrar um corredor inusitado logo na largada, ou melhor, nem tanto quando se fala no Feijão. Um simpático caramelo SDR, sem raça definida, que acompanha o tutor e maratonista, Edson Neumann, em várias corridas por Santa Catarina. Com apenas quatro anos ele já coleciona 60 medalhas, inclusive de maratona, e agora quer se tornar um guardião da Rio do Rastro Marathon ao completar os 25km. “Eu sempre digo que o Feijão foi um presente de Deus. É tipo alma gêmea em forma de animal. Ele apareceu na minha vida num momento muito importante de 2017, quando eu estava numa crise grave e praticamente mal conseguia andar, por causa de uma doença degenerativa. A nossa conexão foi imediata. Quando voltei a correr, vi que ele ficava me olhando quando saia. Foi aí que comecei a ensiná-lo a correr. Ele é muito inteligente. Sabe todo os comandos de direita e esquerda, presta atenção em carro, respeita cone, identifica a faixa. Nas trilhas e corridas ele é muito esperto. Pelo cheiro, sabe por onde passaram os atletas. Ele é fantástico”, conta Neumann.

 

A dupla de Navegantes já conhece o percurso da prova. Treinou duas vezes na Serra do Rio do Rastro, mas será a primeira vez com um pórtico de largada e chegada. “Quando é prova a gente sempre quer se superar mais, mas eu tenho que respeitar muito meus limites. Então minha expectativa é terminar a prova e terminar bem. Estou só um pouco ansioso em relação ao tempo e ao frio, muito por causa do Feijão.” Sobre a participação de animais na prova, conforme regulamento, a organização da Rio do Rastro Marathon não se responsabiliza.

 

Assim como Neumann, muitos atletas estão de olho na previsão do tempo. Segundo o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, que mora em São Joaquim e é conhecido como o guru do tempo, os atletas devem ir preparados para um clima de inverno. “Sábado o tempo começa bom e frio, até com geada em alguns pontos da serra. Chuva, só entre o fim da tarde e começo da noite para frente. Já o domingo será de temperaturas mais baixas, com condição de chuva e períodos de melhorias. Nos dois dias, os termômetros não devem passar dos 14, 15 graus”. Coutinho também alerta que tem previsão de vento nordeste para sábado e o chamado vento minuano para domingo, mas mais para o final da manhã. 

 

Por isso, o diretor técnico da prova, Kiko dos Santos, lembra. “Tudo pode acontecer. A Serra do Rio do Rastro é uma caixa de surpresas. Então preste atenção na previsão do tempo e corra e pedale preparado, cuide das extremidades. Nunca esqueça da luva, do protetor de pescoço, e eu ainda recomendaria independentemente da temperatura, uma camiseta de tecido tecnológico e mais uma camiseta por cima.”

 

SIMPÓSIO DA RIO DO RASTRO MARATHON E ENTREGA DE KITS

 

O simpósio técnico da Rio do Rastro Marathon já está disponível no Youtube do Sports Do (Mountain Do) para que os atletas tenham todas as informações dos dois dias de provas, tanto durante o percurso quanto depois da chegada. Já os Kits da Rio do Rastro Marathon começam a ser entregues na sexta, dia 13 de maio, no Centro de Eventos Galiano Zomer, no centro de Orleans para atletas de todas as modalidades, das 9h às 20h. No sábado, 14, das 13h às 19h para os corredores do Desafio dos 12 e da maratona. Todos os participantes devem fazer o agendamento pelo aplicativo da Corre Brasil.

 

 RIO DO RASTRO MARATHON MOVIMENTA O TURISMO DA SERRA

 

A rede hoteleira das três cidades que recebem a prova, Orleans, Lauro Müller e Bom Jardim da Serra estão com os leitos praticamente lotados para o fim de semana. A Rio do Rastro Marathon também movimenta os restaurantes da região e após a prova, os atrativos turísticos, como conta Benito Bruzzi, diretor de Turismo e presidente do Conselho Municipal de Turismo de Bom Jardim da Serra. “Essa é uma prova que movimenta bastante a região de Bom Jardim, e as cidades debaixo da Serra, como Criciúma, Orleans, Lauro Müller. Envolve muita gente que acaba ficando para conhecer os atrativos da serra. Nosso próprio centrinho e a praça da igreja são lugares muito bonitos. Nós temos os principais cânions aqui da região serrana, que é o das Laranjeiras, Funil e o Pico da Ronda. Ainda temos a Cachoeira da Barrinha e a experiência gastronômica que também que é excelente.”

 

A vice-prefeita e secretária de Turismo de Lauro Müller, Soraya Librelato, complementa. “Certamente que um evento desse porte, mexe com grande parte da população, criando uma expectativa positiva, trazendo um clima de festa para a cidade. Sabemos do potencial da nossa Serra do Rio do Rastro que com sua beleza ímpar, traz para Lauro Müller turistas de todo o mundo. Este evento concentra, num período curto, um número expressivo de pessoas, movimentando a rede hoteleira não só do município, mas de toda a região.

 

E quem estiver no mirante da Serra do Rio do Rastro no fim de semana, além de acompanhar as chegadas emocionantes dos atletas, vai poder participar da Maratona da Cultura. A organização da Rio do Rastro Marathon convidou artistas regionais e reconhecidos na região Sul e em várias partes do Brasil para se apresentar, a partir das 8 horas da manhã. Vai ter muita música para receber os corredores e ciclistas e embalar o público. A programação completa está no site oficial da prova.

 

 

Mais informações, percursos e kits da prova: www.riodorastromarathon.com.br

Vídeo da 1ª edição: https://www.youtube.com/watch?v=4-mtoaOvrog&feature=youtu.be

 

Simpósio do Rio do Rastro Marathon: https://youtube.com/watch?v=zDut6T_A_aA&feature=share

 

Categoria: Esportes
Publicidade