MERCADO IMOBILIÁRIO – BALNEÁRIO CAMBORIÚ É A CIDADE MAIS VALORIZADA DO SUL DO BRASIL

28 de janeiro de 2022
Postado por: Alexandre

Os reflexos econômicos podem ser facilmente percebidos na geração de empregos pela construção de Balneário Camboriú.

Balneário Camboriú é líder em valorização do metro quadrado residencial novo para venda no Sul do País. Nos últimos 12 meses, apresentou variação positiva de 21,21%, apresentando preço médio de R$ 9.358,00/m2. No Brasil, ocupa a terceira posição no ranking das cidades com mercado imobiliário mais valorizados. Está atrás apenas de duas grandes capitais, São Paulo e Rio de Janeiro. Os dados foram divulgados este mês pelo Índice Fipezap, que mensalmente analisa o mercado junto a 50 grandes municípios em todo o território nacional.

Das dez cidades brasileiras que se destacam em valorização no preço do metro quadrado residencial, quatro delas são catarinenses, e Balneário Camboriú está no topo da lista. Para o presidente do Sinduscon de Balneário Camboriú e Camboriú, Nelson Nitz, este é um dos melhores momentos para o mercado imobiliário nacional, em especial para a cidade e a região. “Estamos localizados numa faixa de litoral muito bonita, rica em recursos naturais e prosperidade econômica. Vivemos um momento de busca por qualidade de vida, conforto e contato com a natureza. Balneário Camboriú oferece tudo isso, e a valorização é resultado dos esforços em se construir uma cidade com infraestrutura necessária para viver bem”, completa.

LOCOMOTIVA ECONÔMICA
Os reflexos econômicos podem ser facilmente percebidos na geração de empregos pela construção de Balneário Camboriú. Em 2021, o setor contratou 6.102 pessoas e demitiu 4.856, gerando saldo positivo de 1.246 vagas. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e se referem ao período de janeiro a novembro, disponibilizados até o momento pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Já em 2020 inteiro, o setor na cidade contratou 3.973 pessoas, demitiu 4.428, e fechou o período com saldo negativo de 455 vagas.

A valorização no preço do metro quadrado residencial novo para venda também pode ser percebida nas pesquisas do Índice Fipezap. No relatório divulgado em janeiro de 2021, Balneário Camboriú registrava variação positiva de 5,71% nos últimos 12 meses, com preço médio de R$ 7.712,00, o que a colocava em quarta posição no ranking nacional.

Categoria: Construção Civil, Economia, Especial
Publicidade