2 de dezembro de 2021
Postado por: Alexandre
A Rota do Enxaimel, em Pomerode (SC), foi selecionada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo. O roteiro recebeu o selo internacional Best Tourism Villages, que reconhece zonas rurais onde o turismo gera oportunidades de maneira sustentável, preservando tradições e o meio ambiente. O anúncio ocorreu na manhã desta quinta-feira (2), em Madri, Espanha.
Mais de 170 destinos de 75 países inscreveram-se. Só 41 foram selecionados — o roteiro catarinense é o único representante do Brasil. Para integrar o seleto grupo, a Rota do Enxaimel precisou demonstrar que está alinhada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, entre os quais promover a igualdade de gênero, a produção sustentável de alimentos e o desenvolvimento econômico com oportunidades de trabalho decentes.
A cerimônia na Espanha ocorreu durante a assembleia geral da Organização Mundial do Turismo, agência da ONU focada no desenvolvimento da atividade. Estavam presentes o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o representante da Associação Rota do Enxaimel, Albert Sabin, e o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek.
Rota do Enxaimel
A comunidade da Rota do Enxaimel envolve cerca de 3 mil moradores de Pomerode, no bairro Testo Alto. Ali está a maior concentração de casas construídas no estilo enxaimel fora da Alemanha. São 50 num percurso de 16 quilômetros tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reconhecimento ao valor cultural e paisagístico. Enxaimel é uma técnica construtiva trazida pelos imigrantes germânicos no século XIX em que as paredes são montadas a partir de vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila.
A comunidade também preserva história e costumes em dois clubes de caça e tiro, nos ritos da igreja luterana, no antigo cemitério dos imigrantes, em uma escola bilíngue (português-alemão) fundada há 150 anos, na culinária típica e no artesanato.
Além da herança da imigração germânica, o bairro conserva áreas de Mata Atlântica com nascentes de água, ribeirões e cachoeiras. É um exemplo de destino que harmoniza atividades econômicas como turismo, agricultura e indústria à preservação dos recursos naturais e das características genuínas da localidade.
— O turismo na rota é uma possibilidade de sustentação econômica para preservação das tradições e do patrimônio. Os moradores estão se interessando pelo assunto, observando as oportunidades que o ambiente rural pode proporcionar além do que eles já estão habituados – explica Ivan Blumenschein, vice-presidente da Associação Rota do Enxaimel.
A candidatura vitoriosa de Pomerode destacou a presença de mulheres na liderança de negócios instalados na vila, como a proprietária da Nugali Chocolates, Maitê Lang. Também contribuíram a redução do êxodo rural como reflexo do desenvolvimento das atividades turísticas, parcerias público-privadas na promoção do turismo local, a segurança da região e a estrutura de visitação, com informações detalhadas para guiar o turista.
Como visitar
O website www.rotadoenxaimel.com.br e mapas impressos distribuídos em pontos estratégicos ajudam o visitante a descobrir as casas históricas, produtores de delícias como conservas, geleias, bolachas e chocolates, restaurantes e passeios pela natureza. Guias profissionais também conduzem turistas pela rota.
A Associação Rota do Enxaimel, fundada em junho deste ano, reúne empresas, entidades e negócios familiares que atuam em gastronomia, hospedagem, experiências, produtos coloniais, trilhas ecológicas, entre outros serviços do destino turístico.
Pomerode
Destino turístico consolidado na região do Vale Europeu, em Santa Catarina, Pomerode oferece atrações para toda a família. A Rota do Enxaimel é um dos roteiros obrigatórios que milhares de turistas percorrem todos os anos. A cidade também é sede do terceiro zoológico mais antigo do país, o Zoo Pomerode Bioparque, fundado em 1932.
Nos últimos anos, “a cidade mais alemã do Brasil”, como é conhecida, vem recebendo novos empreendimentos turísticos na esteira do sucesso de grandes eventos, como a Osterfest, a Festa de Páscoa, a Festa Pomerana e o Festival Gastronômico de Pomerode.
— O selo é importante pois enaltece a nossa cultura, mostra um trabalho conjunto. O turismo está melhorando a infraestrutura do município, diversificando as vagas de emprego, diminuindo a dependência do município do setor industrial — analisa o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek
O município recebe visitantes o ano inteiro que procuram, além dos passeios e parques, a gastronomia, os produtos de alta qualidade e a tranquilidade do interior de Santa Catarina.