Hospital do Pulmão testa novo medicamento contra Covid-19 e busca voluntários

18 de novembro de 2021
Postado por: Alexandre

Comprimido oral da Pfizer já passou pela fase 1 dos testes e visa prevenir casos graves da doença.

O Hospital Dia do Pulmão (HDP), de Blumenau (SC), é um dos 29 Centros de Pesquisas brasileiros que está testando um novo medicamento da Pfizer contra a Covid-19. O antiviral, em forma de comprimido oral, já registrou resultados positivos nas fases 1 e 2, ou seja, durante os ensaios clínicos iniciais.

O objetivo atual da pesquisa, que segue para as fases 3, conforme explica a pneumologista e coordenadora do Centro de Pesquisa do HDP, Dra. Marina Andrade Lima, é avaliar se a mesma substância cosnsegue impedir o adoecimento pelo Covid-19. Os estudos estão sendo conduzidos em mais de 170 locais do mundo, como Coreia do Sul, Polônia, Malásia, Porto Rico, Hungria e Tailândia. No Brasil, além de Santa Catarina, estão sendo realizados no Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.

O medicamento visa ser administrado por cinco a 10 dias após o diagnóstico de alguém na residência, com objetivo de prevenir o adoecimento pelo coronavírus. Ele usa a molécula PF-07321332, junto ao ritonavir, que inibe a protease, enzima utilizada pelo vírus da Covid-19 para se multiplicar.

Quem quiser contribuir com os estudos e com mais esse importante aliado contra a Covid-19, pode procurar o Hospital do Pulmão. É preciso ter 18 anos ou mais. A pneumologista e coordenadora do Centro de Pesquisa do HDP, Dra. Marina Andrade Lima, explica que os pré-requisitos para participar da pesquisa são nunca ter tido infecção confirmada pelo SARS-CoV-2, nunca ter recebido vacina para Covid-19, estar assintomático e conviver na mesma residência com alguém que testou positivo. Além disso, participantes férteis devem concordar em usar método de contracepção altamente eficaz.

Centro de Pesquisa

O Centro de Pesquisa Clínica Privado em Doenças Respiratórias do Hospital do Pulmão é pioneiro em Santa Catarina (SC). Tem o intuito de avaliar a eficácia de novas intervenções e medicamentos.

Desde 2016, são desenvolvidas pesquisas referentes à Asma em adultos e adolescentes, Asma Grave, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Hipertensão Arterial Pulmonar e Fibrose Pulmonar. Oferecendo segurança em todos os aspectos durante a realização dos estudos, o Centro de Pesquisa Clínica é acompanhado pelo Comitê de Ética da FURB, Conep, ANVISA, além de órgãos internacionais como o FDA (FoodandDrugsAdministration) e EMA (European Medicines Agency).

Sobre o Hospital do Pulmão

O Hospital Dia do Pulmão (HDP) atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento em regime de Hospital Dia nas dependências do HDP.

Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais.

No início de 2010, o HDP reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos dos pacientes adultos e pediátricos.

Com a ocorrência da Pandemia de Covid-19, o Hospital do Pulmão reposicionou a sala de vacinação para a área externa do HDP, transformando-a no Centro de Imunizações com salas de vacinas temáticas para crianças, adultos e para empresas.

Outro diferencial do Centro de Imunizações é a estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente com experiência nesta atividade há cerca de 20 anos.

Mais recentemente a chegada dos ultra refrigeradores permitirá a utilização de qualquer vacina para a prevenção do Covid-19, quando as mesmas estiverem disponibilizadas para as entidades privadas.

Outro destaque é a consultoria de vacinas, que permite análise via WhatsApp das carteiras de vacinação, orientações e até agendamentos como o diferencial que caracteriza o HDP.

Categoria: Saúde
Publicidade