PORTONAVE FECHA 1º TRIMESTRE COMO LÍDER NA MOVIMENTAÇÃO DE CONTÊINERES NA REGIÃO SUL

21 de maio de 2021
Postado por: Alexandre

O primeiro trimestre de 2021 fechou com um resultado bastante significativo para o Porto de Navegantes. A Portonave se consolidou como líder na movimentação de contêineres no Sul do país, com 32% do mercado – segundo fonte Datamar (contêineres cheios de longo curso). Com 172.518 TEUs movimentados no período, o porto registrou um crescimento de […]

O primeiro trimestre de 2021 fechou com um resultado bastante significativo para o Porto de Navegantes. A Portonave se consolidou como líder na movimentação de contêineres no Sul do país, com 32% do mercado – segundo fonte Datamar (contêineres cheios de longo curso). Com 172.518 TEUs movimentados no período, o porto registrou um crescimento de 39,6% se comparado com janeiro a março do ano passado. Só o Terminal Portuário de Navegantes representou 12% do total de contêineres que o Brasil movimentou no primeiro trimestre desse ano, ficando em segundo lugar no ranking do país.

O resultado da Companhia vai ao encontro da recuperação do mercado catarinense. Apesar de ter encolhido em relação a fevereiro, a produção industrial do Estado fechou março com um acréscimo de 36,5% no comparativo com o mesmo mês em 2020. O resultado coloca Santa Catarina com a maior alta entre 15 locais pesquisados pelo IBGE, com dados divulgados nessa semana. Um dos destaques é a exportação de madeira, com crescimento de 31,5%. A Portonave é líder no país em movimentação de madeira para exportação. O Terminal possui três linhas para a América do Norte (grandes importadores da madeira brasileira), das quais fazem parte 24 embarcações. O câmbio elevado também tem fomentado as exportações brasileiras.
A Ásia, especialmente a China, representaram 52% das exportações de cargas refrigeradas e congeladas no primeiro trimestre de 2021. Destaque para proteína animal, principalmente as aves e os suínos.

Historicamente, a China é o país que mais compra do Brasil: em 2020, o país recebeu 35,21% do total comercializado pelo Brasil no mercado internacional. Em 2019, respondeu por 27,76% do total exportado e em 2018, por 27,48%.

Nas importações o continente asiático também dominou: 58% das importações que chegaram ao país pela Portonave em 2021 tiveram como origem a Ásia. O Porto de Navegantes possui três linhas, ao todo são 37 navios, para o continente.

Categoria: Economia
Publicidade