Sebrae/SC destinou mais de R$ 4,5 milhões para micro e pequenas empresas do Vale do Itajaí em 2020

7 de janeiro de 2021
Postado por: Alexandre

No ano em que a pandemia do coronavírus atingiu todos os setores da economia, a entidade ressalta as ações desenvolvidas com os empresários e celebra o recorde de atendimentos em Santa Catarina

Daniel Zimmermann

O ano foi de adversidades, mas também de muito trabalho para o Sebrae/SC. A entidade bateu recorde de atendimentos no estado, com mais de 142 mil empresas atendidas em 2020. Só no Vale do Itajaí foram mais de 10 mil atendimentos para  empresários da micro e pequena empresa.

Em Blumenau e região, mais de R$ 4,5 milhões foram destinados em projetos de apoio às micro e pequenas empresas, para fazer frente aos desafios impostos pela pandemia. Também para auxiliar no momento adverso, a instituição criou o endereço eletrônico sebrae.sc/coronavirus com conteúdo gratuito para auxiliar as empresas, além do Portal de Atendimento Sebrae/SC (http://atendimento.serae-sc.com.br).

“Nós focamos nas atividades mais afetadas, como comércio, gastronomia, turismo, beleza e bem-estar, mas sem deixar outros segmentos de lado. Desenvolvemos várias ações, como por exemplo, a parceria com uma cooperativa de crédito no Vale e Alto Vale, que levou orientação gratuita para mais de 500 empresas, e também para entidades empresariais (Associações Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas). Foi um esforço conjunto para conseguir dar suporte aos empresários nesse momento delicado, mas estamos felizes por termos conseguido cumprir nosso papel de apoiador das empresas”, comenta Donizete Böger, gerente regional do Sebrae Vale do Itajaí.

O engajamento do Sebrae/SC pôde ser notado, por exemplo, através da palestra Tecnologia, Inovação e Criatividade em tempos de crise, com Marcos Piangers. Somente neste evento online foram mais de 5 mil inscritos, com participantes não só de Santa Catarina, mas também de outros estados e de fora do país.

Segundo Donizete, para 2021 a estratégia de atuação continua sendo dar mais força às ações que já fazem parte do portfólio da entidade, com foco em levar inovação aos empresários. “Sentimos uma necessidade de fomentar ainda mais essa questão da tecnologia. A pandemia fez com que a gente percebesse certas carências e o movimento de mudança de comportamento e de hábitos das pessoas aponta para essa crescente da tecnologia”, justificou.

Iniciativas já confirmadas em 2021 

Desde o dia 4 de janeiro, em Blumenau e região, estão sendo disponibilizados recursos com 70% de subsídio para ações de inovação para as micro e pequenas empresas, através do projeto Sebratec. O Sebraetec é uma solução tecnológica voltada para melhorias de processos, produtos e serviços, além da introdução de inovações, como forma de fortalecer a capacidade competitiva dos negócios.

Uma outra solução que também estará em andamento já no início de 2021 é o Empretec, voltado para o aprimoramento do empreendedor a partir das suas habilidades pessoais e que endossam o desenvolvimento do negócio. O Workshop – que é baseado em uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) – já capacitou quase 300 mil pessoas em todo o país. Mais informações sobre o Empretec podem ser solicitadas via whatsapp, no número (47) 3702-6403.

Categoria: Economia
Publicidade