Coronavírus – Balneário Camboriú cancela a queima de fogos da virada

19 de novembro de 2020
Postado por: Alexandre

Prefeito anuncia novas medidas de enfrentamento do Coronavírus

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio Oliveira, anunciou no início da noite desta quinta-feira (19), uma série de novas medidas para o enfrentamento da Covid-19, devido ao aumento do número de internações hospitalares e da taxa de transmissão, nos últimos dias. “Balneário Camboriú foi uma das poucas cidades de Santa Catarina que não desmobilizou sua estrutura par tratamento do coronavírus e manteve todos os leitos e as equipes atuando. Diferente de outros hospitais que desativaram suas estruturas, o que causou a superlotação do Centro Municipal de Tratamento do Coronavírus”, detalhou Fabricio Oliveira.

Desde o dia 15 de novembro, por inúmeras vezes, o município solicitou a transferência de pacientes internados no Centro Municipal de Tratamento do Coronavírus para outras unidades hospitalares, para evitar a superlotação. Hoje, após mais uma tentativa sem sucesso junto a regulação, a direção do hospital notificou à Secretaria de Estado da Saúde, a Regional de Saúde, a 6ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú e outros órgãos para a imediata transferência de pacientes, tendo em vista que a unidade chegou a ocupação de 100% dos leitos de UTI. O despacho feito pela juíza Adriana Lisboa, da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Balneário Camboriú, a respeito dessa manifestação do município, determinou que seja assegurado o equilíbrio da regulação dos pacientes, por meio da disponibilização dos 35 leitos do Hospital Marieta Konder Bornhausen, de forma imediata. Além disso, a decisão judicial também determina que o Estado de Santa Catarina promova a habilitação de 20 leitos de enfermaria no Hospital de Camboriú.

Outra ação anunciada pelo prefeito é a retomada do serviço de busca ativa dos idosos com sintomas e das pessoas com doenças crônicas, com cadastro nas unidades básicas de saúde. Um serviço de telemedicina será acionado na segunda-feira (23), para contatar esses grupos. Também será disponibilizado um número de telefone para que os idosos sintomáticos possam entrar em contato com a Secretaria de Saúde do município.

Outra medida é a abertura de leitos pediátricos no centro Municipal de Tratamento do Covid-19 com dois leitos de emergência e seis leitos de observação. “Mesmo a referência pediátrica sendo o Pequeno Anjo, estamos ampliando esses leitos devido ao aumento do número de crianças infectadas. A expectativa é que esses leitos sejam disponibilizados na próxima semana”, explicou Fabricio.

Fogos de artifícios:

Devido ao grau de risco da região, atualmente grave, o prefeito anunciou que a queima de fogos de virada de ano foi cancelada. “Decidimos isso após discussões com o Comitê de enfrentamento da Covid-19 e com base na matriz de grau de risco, cujo nível poderá aumentar para gravíssimo na próxima semana, impedindo o poder público de fazer eventos”, finalizou o prefeito.

Fonte: PMBC

Categoria: Eventos
Publicidade