Celesc anuncia aumento de 8,42% na tarifa de energia da principal categoria

19 de agosto de 2020
Postado por: Alexandre

O novo tarifário será aplicado no período 22 de agosto de 2020 a 21 de agosto de 2021.

A Celesc anunciou nesta terça-feira, 18, após autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), um aumento de 8,42% no valor da tarifa do Grupo B – Baixa Tensão. Este grupo representa 79% do mercado consumidor. O novo tarifário será aplicado no período 22 de agosto de 2020 a 21 de agosto de 2021.

O Grupo B é formado por consumidores residenciais, residenciais baixa renda, rurais, iluminação pública e comércio. Para o Grupo A – Alta Tensão, indústrias e unidades comerciais de grande porte (como shopping centers), o efeito médio do reajuste será de 7,67%.

Segundo a Celesc, “o valor do reajuste tarifário de maneira ordinária ficaria em 15,52% originalmente, em razão de impactos decorres de itens não gerenciáveis pela Distribuidora, tais como elevação de custos com encargos setoriais, aquisição de energia, com destaque para a compra de energia da usina de Itaipu precificada em dólar, e pelos custos com transmissão de energia”.

Os itens que mais impactaram para a composição do valor do reajuste foram os custos de aquisição de energia, custos de transmissão e os encargos setoriais. “Todos esses itens fazem parte da Parcela A, na qual a distribuidora não tem gerência”, assegura a Celesc.

Categoria: Economia
Publicidade