Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

17 de agosto de 2020
Postado por: Alexandre

Confira a previsão do tempo detalhada para os próximos dias

Arquivo

A semana começa com chuva em Santa Catarina e pode terminar com neve com o avanço de uma intensa massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil. O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta, 20, e na sexta-feira, 21. As informações são da Epagri/Ciram.

Na tarde e na noite da terça-feira, 18, há condição de temporais localizados, que irão atingir todo o Estado na quarta-feira, 19. Isso significa chuva forte com raios, rajadas intensas de vento (acima de 60km/h) e granizo chuva forte em um curto intervalo de tempo. A Defesa Civil de Santa Catarina não descarta a ocorrência de alagamentos e deslizamentos pontuais, em função da persistência da chuva. O órgão recomenda atenção aos avisos e a previsão do tempo.

A partir do fim do dia de quarta-feira, a temperatura baixa de forma acentuada e uma intensa massa de frio de origem polar avança pelo estado na quinta-feira, 20. À noite, há chance de neve no Planalto Sul.  Em áreas altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte pode nevar na sexta-feira, 21, com chance de acúmulo significativo especialmente no Planalto Sul.

No fim de semana, a umidade diminui e o frio mais seco provoca formação de geada no estado.

Confira abaixo a previsão do tempo detalhada para os próximos dias*:

Terça-feira (18/08):

Tempo: instável com nuvens e chuva em todas as regiões, no decorrer do dia. Na tarde e noite condição de temporais localizados em SC, com chuva forte em curto intervalo de tempo, granizo e rajadas intensas de vento, sobretudo no oeste e norte do estado, e a região da Grande Florianópolis.
Temperatura: amena.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: formação de um sistema de baixa pressão entre o RS e SC.

Quarta-feira (19/08):

Tempo: céu encoberto com chuva e trovoadas em SC, devido a chegada de frente fria.
Temperatura: amena e em declínio acentuado no final do dia.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas de 50 a 70km/h.

Quinta e Sexta-feira (20 e 21/08):

Tempo: instável com predomínio de nuvens e chuva na maioria das regiões de SC.
Temperatura: em declínio acentuado com a chegada de uma intensa massa de ar frio de origem polar, frio intenso com condição de neve no Planalto Sul na noite de quinta. Essa condição estende-se para as áreas altas (acima de 700/800 m) do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte na sexta-feira, com chance de acúmulo significativo especialmente no Planalto Sul.
Vento: sudoeste a sudeste, moderado com rajadas mais fortes no Litoral (50 a 70km/h).

*Por Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Categoria: Variedades
Publicidade