Novas medidas atualizam restrições para o enfrentamento do Coronavírus em Blumenau

6 de agosto de 2020
Postado por: Alexandre

Objetivo é adequar o funcionamento das atividades não essenciais

A Prefeitura de Blumenau, por meio de uma coletiva de imprensa transmitida on-line na tarde desta quarta-feira, dia 5, divulgou o Decreto de nº 12.765 , com alteração das medidas restritivas para o enfrentamento da Covid-19. As mudanças têm o objetivo de adequar as atividades não essenciais, considerando a evolução positiva da situação do Coronavírus no município, com base em indicadores e evolução das três últimas semanas.

Entre as alterações está a ampliação do horário de funcionamento do comércio a partir desta quinta-feira, dia 6. O comércio em geral, bem como shopping centers, galerias e centros comerciais passam a atender das 9h às 18h. Porém, excepcionalmente neste sábado, dia 8, véspera do dia dos pais, o comércio em geral poderá atender das 9h às 18h (exceto os shopping centers, que abrirão das 10h às 19h).

Os restaurantes, lanchonetes, food parks, bares, tabacarias, adegas e similares também passam a atender das 9h às 18h a partir de amanhã. Neste final de semana, dia 8 e 9, de forma excepcional, os restaurantes poderão realizar atendimento no local, respeitando o horário de funcionamento: no sábado das 9h às 18h e no domingo das 10h às 16h. Os estabelecimentos devem obedecer as regras sanitárias estaduais e respeitar a lotação máxima de 50% da capacidade.

Já o atendimento em salões de beleza, cabeleireiros e barbearias fica permitido, sem restrição de horário. Entretanto, estes estabelecimentos deverão trabalhar por agendamento e com capacidade reduzida.

Atividades essenciais como supermercados, farmácias e postos de gasolina (sem consumo no local) podem atender após às 18h e os serviços privados essenciais de alimentação seguem com compra sem consumo no local, apenas com retiradas no balcão, drive-thru e delivery.

As academias terão adequação dos horários de funcionamento, também a partir desta quinta-feira, dia 6. Estes estabelecimentos poderão funcionar, nos dias de semana das 06h às 22h. Além das medidas vigentes, os cultos e missas também serão liberadas nas quartas-feiras para todos os credos.

É importante destacar que no fim de semana dos dias 15 e 16, o atendimento tanto para comércio como para restaurantes e bares deverá ser suspenso conforme o decreto 12.751, divulgado no dia 27 de julho. Todas as medidas restritivas valem até o dia 17 de agosto, sendo que a suspensão do transporte coletivo também foi prorrogada até esta data. Novas medidas podem ser definidas, para além do decreto, com base na situação diária do combate ao Coronavírus.

Categoria: Saúde
Publicidade