Secretaria de Turismo de Penha lança Programa de Turismo Sustentável

20 de maio de 2020
Postado por: Alexandre

Projeto prevê conservação e divulgação das belezas naturais do município.

A Secretaria de Turismo de Penha está lançando oficialmente nesta semana o Programa Turismo Sustentável: PROTUR. O programa consiste em ações de curto prazo e baixo custo que auxiliarão na retomada das atividades turísticas unindo belezas naturais, riqueza cultural e conservação ambiental.

“Essas ações são formatadas e discutidas há anos, com a sociedade civil organizada nos Comitês, Câmara Técnica e Conselho de Turismo”, relata o secretário de turismo de Penha, Cleber Neumann. Entre as medidas estão a criação de 5 rotas, onde os roteiros irão contemplar alguns dos mais belos cenários do Sul do Brasil, como praias desertas, Mata Atlântica preservada, nascentes, mirantes, pesca artesanal, patrimônio histórico cultural e gastronomia variada.

“As rotas turísticas são caminhos ou percursos que se destacam pelos seus atrativos para o desenvolvimento do turismo”, explica Cleber. “Estas rotas podem destacar-se pelas suas características naturais ou por permitir o acesso a um patrimônio cultural ou histórico de importância”, exemplifica.

A implantação dos roteiros integrados também visam a proteção e interpretação ambiental: A proposta vai criar roteiros turísticos com estruturas de proteção e interpretação da natureza, que pretende colocar Penha entre os principais destinos de turismo de natureza do Sul do Brasil.
“Estamos na fase de mapeamento e sinalização”, conta o secretário. O projeto inclui criar acessos a estruturas como mirantes e trilhas com decks, passarelas, placas, lixeiras, painéis de interpretação da natureza, sistema de segurança e monitoramento, além de atividades de lazer como caminhadas, corridas, pedaladas, voo livre, rapel e surf, também fazendo divulgação da oferta de serviços de hospedagem e gastronomia.

“Queremos transformar Penha em uma referência no Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil com segurança e preservação ambiental. Temos plenas condições de fazer isso acontecer através de parcerias público-privadas e já estamos no caminho”, aponta o prefeito Aquiles da Costa. “Temos certeza que um dia tudo voltará ao normal. Quando isso acontecer, Penha e toda a região turística da Costa Verde & Mar estará de braços abertos para receber todos de forma segura e responsável”, acredita. 

AS CINCO ROTAS: 

Rota de Trilhas: O circuito de trilhas Caminhos do Pescador são 15 km de trilhas subdivididas em 4 trilhas (Galheta, Nascentes, Monge e Vigia).

Rota de Cicloturismo: são 34 km pelos caminhos de mar e sertão com sinalização específica e paradas programadas.

Rota dos Mirantes: A rota que passará pela estrada da Praia Vermelha, São Roque, Poá, Grande, Paciência, Ponta da Vigia e Armação do Itapocoroy e poderá ser feita a pé, bike ou de carro.

Rota das Tartarugas: São percursos mapeados para prática da remada de caiaques, stand up, bateira e embarcações á vela.

Rota gastronômica: mapeamento e formatação de roteiros pelas principais opções gastronômicas da cidade. 

Categoria: Turismo
Publicidade