Prefeitura de Rio do Sul adota programa para redução de gastos com papel e impressão

28 de fevereiro de 2020
Postado por: Alexandre

Economia pode chegar a R$ 250 mil por ano

A partir de 1° de março, todos os processos administrativos e documentos produzidos pela prefeitura de Rio do Sul deverão ser tramitados preferencialmente por meio de processo eletrônico. Através do Programa Rio do Sul Sem Papel, fica definida uma primeira etapa, que qualquer protocolo aberto no executivo seja por meio digital, sem mais utilizando um arquivo físico.

Para isso o cidadão pode usar as ferramentas digitais como através do portal de autoatendimento disponível no www.riodosul.sc.gov.br ou o aplicativo Atende.Net. Assim, a prefeitura economiza em torno de R$ 250 mil ao ano por custos de materiais, papel e impressão. O cidadão ganha um processo mais ágil de protocolo e acompanhamento.

Cada processo eletrônico será detalhado em Instrução Normativa, a qual deverá conter a legislação que fundamenta o processo, quando houver, os trâmites e as atividades internas e externas para sua execução.

O usuário externo que não tiver meios para abertura de protocolo de modo eletrônico, poderá apresentar os documentos na Divisão de Gestão Documental, a qual irá digitalizá-los e cadastrá-los logo após seu recebimento, dando encaminhamento por meio eletrônico.

De acordo com o secretário de Administração e Fazenda, Alexandre Pereira, este programa foi criado no intuito de proporcionar, por meios eletrônicos, a realização dos processos administrativos com mais segurança, transparência e economicidade, aumentando a produtividade e celeridade na tramitação de protocolos.

“Esperamos que este programa possa reduzir custos, melhorar a eficiência operacional do Poder Executivo Municipal e facilitar a vida do cidadão, que não precisará se deslocar aos órgãos que compõem a administração pública municipal para atendimento de suas demandas”, ressalta o secretário, destacando que isso se refletirá no cidadão que, por sua vez, terá acesso aos serviços digitais, trazendo mais comodidade no atendimento às suas necessidades, por meio da otimização de processos.

 

Categoria: Economia
Publicidade