Novo Secretário de Turismo é empossado em Navegantes

21 de fevereiro de 2020
Postado por: Alexandre

Fernando Cardoso de Souza é bacharel em jornalismo, pós-graduado em Gestão Pública e funcionário efetivo há 22 anos.

Foi empossado nesta quinta-feira (20), o jornalista e funcionário público de carreira, Fernando Cardoso de Souza para comandar a pasta da Secretaria de Turismo. O prefeito Emílio Vieira manifestou a confiança no novo gestor e ressaltou a responsabilidade que é comandar uma Secretaria Municipal.

Ao assinar o termo de posse, o novo Secretário de Turismo, Fernando de Souza, agradeceu a oportunidade e a confiança depositada pelo prefeito, expressando o seu amor pela cidade de Navegantes e do compromisso com a gestão pública.

“Quero agradecer o apoio de todos nesta minha nova missão, reforçando que aceitei este desafio profissional no intuito de colaborar com a cidade de Navegantes.  Vou me dedicar e me empenhar ao máximo com a equipe do Turismo para uma gestão transparente e eficiente,” destacou o novo secretário.

Fernando Cardoso de Souza é bacharel em jornalismo, pós-graduado em Gestão Pública e funcionário efetivo há 22 anos. No decorrer da sua trajetória profissional vem destacando-se por sua dedicação e competência no trabalho e também pela experiência na realização de eventos turísticos com a participação atuante há 9 anos no Conselho Municipal de Turismo.

Fonte: Secom PMN

Confira, na íntegra, a entrevista que o novo secretário de Turismo de Navegantes concedeu ao Portal Clic Navegantes…

Considera-se qualificado

Eu trabalho há 22 anos na prefeitura e já realizo um evento de grande porte (Motonave) e que tem muito haver com o turismo. São 16 anos de Motonave, além de sempre acompanhar todos os eventos da cidade. Estou sempre presente como cidadão, por isso, me sinto capaz e vou fazer o melhor para a cidade dentro do possível e dentro do que a lei permite.

Mudanças na secretaria?

Com relação à equipe eu acho que não vai ter mudança. A Secretaria de Turismo tem uma equipe enxuta: são três funcionários e mais uma servidora que faz a limpeza. A dona Marlene (faxineira), a Fabiana que é turismóloga, o José e o Fabrício são os que lá estão. Da minha parte todos continuam, a não ser que o Prefeito precise dispor de alguém dali, do contrário já estou contando com todos.

E o carnaval 2020?

Quanto ao carnaval, já está tudo encaminhado, tudo licitado, tudo acertado com as demais secretarias e os órgãos de segurança. Cabe-me tocar o trabalho, fazer apenas a roda girar.

A programação do carnaval está toda mantida. Hoje ainda participamos enquanto jornalista da secretaria de comunicação da reuniao sobre os detalhes finais relativos a segurança. Foi enviado um release sobre como vai ficar o trânsito e toda a programação vai ser mantida. Já estou em contato com os blocos e, se Deus quiser, o tempo também vai colaborar vamos fazer um grande carnaval.

E depois do carnaval?

Depois do carnaval quero chamar o Contur (Conselho de Turismo) para ver as demandas e trabalhar. Tenho clareza que vou precisar contar com os conselheiros do turismo, com as demais secretarias, com as entidades empresariais, e a sociedade civil, pois nada acontece pela vontade de um único secretário ou de uma única pasta.

Reconheço que somos carentes na questão turística. Além de eventos bem planejados nossa cidade precisa de estrutura. Eu acho que estamos no caminho, com investimentos da iniciativa privada, teremos estrutura para receber turistas. Até cito como exemplo o Navega Beatch Hotel, recentemente inaugurado, orgulhando-nos por termos um hotel de qualidade. Mas, isso ainda é pouco. Precisamos de mais estrutura e também de atividades para atrair turistas.

E a política, afinal é ano eleitoral?

Eu não sou político no sentido de militar em partido, mas esta questão em ano eleitoral não pode ser ignorada, pois a legislação limita bastante as atividades administrativas. E, mais, as disputas partidárias, às vezes atrapalham a cidade.

Eu quero contar com a Câmara de Vereadores para fazermos o trabalho. Em ano eleitoral tudo fica mais complicado, contudo o que a lei permitir, vamos tentar realizar. Eu conversei com o prefeito e ele determinou que devo seguir o planejamento do ano: carnaval, Páscoa, semana do município, o natal e a festa da virada.

Em que o Fernando acredita?

Sou uma pessoa que acredito que tudo que for feito, precisa ser bem feito. Precisamos ter a capacidade de juntar esforços, ouvir as pessoas, pois não sou melhor só por ser secretário. Estou disposto a ouvir a opinião das pessoas para tentar acertar sempre para o bem de Navegantes. Vou ouvir a crítica, desde que ela seja construtiva, pois com ela vou aprender e buscar fazer as coisas bem feitas, como já disse.

Categoria: Turismo
Publicidade