Navegantes intensifica vacinação contra Sarampo e Febre Amarela

13 de fevereiro de 2020 - Atualizado em: 14 de fevereiro de 2020
Postado por: Alexandre

...

O dia D de mobilização de vacinação contra o sarampo está marcado para este sábado, 15 de fevereiro. Paralelo a Campanha de vacinação contra o Sarampo no dia D, também acontecerá a vacinação contra a Febre Amarela em Navegantes.

As doses das vacinas podem ser tomadas nas Unidades Básicas de Saúde de Navegantes que estarão abertas neste sábado, das 8h às 17h. As Unidades de: Gravatá, Meia Praia, São Pedro, Verde Mar, Central, São Domingos I, São Domingos II, São Paulo, Porto das Balsas, Nossa Senhora das Graças, Machados e Escalvados.

O público-alvo para a vacinação contra o Sarampo é de pessoas da faixa etária de 6 meses a 49 anos. Já para a vacinação contra a Febre Amarela a faixa etária é de 9 meses a 59 anos.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado.

Febre Amarela

Os casos registrados em humanos e das mortes de macacos em Santa Catarina reforçaram o alerta para a Febre Amarela em Santa Catarina. Dois macacos foram diagnosticados com Febre Amarela em 2020 em Blumenau e Pomerode. Também foram registrados outros casos suspeitos em Luiz Alves, Pomerode, Itajaí e Indaial.

A Secretaria de Saúde ressalta a importância da prevenção contra a Febre Amarela, alertando que a principal medida para se proteger da doença é a vacinação. A dose é gratuita e está disponível diariamente nas salas de vacina das seguintes Unidades de Saúde: Gravatá, Verde Mar, São Pedro, São Domingos 2, Porto das Balsas, São Paulo e Escalvados.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.

O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Fonte: Secom PMN

Categoria: Saúde
Publicidade