Complexo Portuário de Itajaí recebe autorização para segunda manobra na nova bacia de evolução

27 de janeiro de 2020
Postado por: Alexandre

Autoridade Portuária e Autoridade Marítima aprovaram o teste para esta terça 28, às 9h

Em reunião realizada na sede da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, membros da Superintendência do Porto de Itajaí, participaram com oficiais da Marinha, e representantes da Praticagem, agenciadores de navios (Armadores), representantes de TUP’s (Terminais de Uso Privado – APMT, Portonave), representantes de empresas de rebocadores, SINDASC (Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Comissárias de Despachos do Estado de Santa Catarina, para discutir e avaliar sobre como se comportou todo o desempenho realizado na primeira manobra especial na Bacia de Evolução, no dia 16 de janeiro.

Durante o encontro foram colocadas em pauta algumas observações como os cuidados com a condução da embarcação em ré, ajuste do momento de início e termino da travessia do ferry boat, e definição do período de realização da manobra, com data e horários específicos, onde a interdição do canal permanece, mas somente durante o período da manobra, limitando para um período de no máximo três horas, e, conforme a manobra for evoluindo, os outros pontos de acesso também serão liberados para o uso de navegação no rio.

De acordo com o sucesso da primeira manobra, membros da Autoridade Portuária (Superintendência do Porto de Itajaí) e Autoridade Marítima (Marinha), confirmaram para esta terça-feira, 28, a segunda manobra especial na nova Bacia de Evolução.

“Ficou evidenciado que a manobra é segura e viável. Nós vamos autorizar todas as próximas cinco manobras, com suas respectivas datas previstas, as datas serão definidas mediante a disponibilidade das embarcações, e a programação da autoridade portuária de entradas e saídas. Com o comunicado e anuência da Autoridade Portuária para a Marinha, pedimos sempre um prazo de até quatro dias para que então possamos emitir o avido aos navegantes, e todas as condições de segurança”, pontuou o Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí e Capitão de Fragata, Thales da Silva Barroso Alves.

O segundo teste será realizado pelo navio de bandeira da Libéria, MSC ARICA (299,18 metros e 48,20 metros de largura). Vindo do Porto de Rio Grande (RS), sua atracação ocorreu por volta de 11 horas da manhã dessa segunda, 27, no berço 02 da Portonave, de onde desatracará às 09h desta terça, 28, A embarcação será rebocada e seguirá de ré até a área da bacia, dando sequência para o giro de 180º da manobra e posteriormente encerrando toda a atividade. Após o término da manobra seguirá seu trajeto marítimo para o Porto de Paranaguá (PR).

Ao desatracar do berço 02 da Portonave, às 9h, com base na primeira manobra, acredita-se que todo a duração desta segunda manobra ocorra em até 1h40. Para dar toda a segurança de navegação, com a ação da manobra, o canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí ficará interditado num horário compreendido de até 03 horas, devido ao período de Preamar (maré alta). Após sua desatracação, a embarcação partirá de ré, com seus motores em níveis mínimos de potência, na sequência, assim que a proa do navio passar pela estação do ferry boat, suas travessias serão liberadas imediatamente e assim suas atividades estarão aptas para voltarem ao normal.

Da mesma forma, quando encerrar a segunda manobra, também estarão livres os acessos de navegação junto à Marina Itajaí e toda a frota pesqueira que utiliza o rio Itajaí Açú para navegação.Em área terrestre, essa operação contará com o apoio da empresa que gerência as travessias do ferry boat entre Itajaí e Navegantes (NGI Sul) e Coordenadoria de Trânsito (Codetran), para organizar o sistema viário nas imediações de entrada dos portões do serviço de travessia. Inspetores da Guarda Portuária também estarão acompanhando os trabalhos de manobra e ficarão situados de fronte aos portões da empresa, em Itajaí e Navegantes, para dar segurança durante o período.

As condições climáticas são importantes para a realização ou não da manobra favorecendo a atividade de navegação. Tanto a Marinha, Praticagem e Superintendência do Porto de Itajaí, terão total liberdade para cancelar a manobra em caso de ocorrências de ventos fortes ou qualquer ou outras intempéries. Em caso de amplitudes de maré, o horário da manobra também poderá sofrer alterações.

Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles, esse momento já é um marco histórico para o Complexo Portuário de Itajaí, pois, com o apoio e união de forças de diversos envolvidos, não faltam motivos para comemorar a vinda de navios de grande porte:

“É uma missão que nós todos recebemos aqui em Itajaí. A Autoridade Portuária, juntamente com o apoio direto da Praticagem, que sempre definiu os parâmetros de navegação, a Marinha dando o tom de segurança, os Armadores, que com muita competência, estão acreditando nesse feito, devido ao grande potencial de mercado, que se detém aqui. Os Terminais de Uso Privado, pelas suas apreensões mercadológicas, em função da grande concorrência instalada, em nível de Brasil, aos representantes das empresas de rebocadores e a toda a equipe do porto, por enaltecer o trabalho da autoridade marítima, da Praticagem e de todos que estão envolvidos nessa demanda. Todo esse novo processo de operação está sendo muito importante para todos nós”, conclui Salles.

 

Fonte: Porto de Itajaí – Assessoria de Comunicação

Categoria: Economia
Publicidade