BOMBINHAS APRESENTA NOVIDADES PARA A TEMPORADA DE VERÃO

22 de novembro de 2019
Postado por: Alexandre

Administração anunciou as medidas para recepcionar os turistas

A temporada de verão 2019/2020 de Bombinhas promete mais comodidade e atrações para turistas, visitantes e comunidade em geral. Durante uma reunião de trabalho, realizada no dia 19, a Administração Pública anunciou as novidades e ações para o bom funcionamento da cidade, como a implantação de 11 banheiros com duchas em sete praias do município e a manutenção dos acessos da praia para garantir melhor acessibilidade.

A reunião contou com a presença de instituições, órgãos de segurança e prestadores de serviços que têm relação direta com a temporada de verão. Cada um apresentou os preparativos para receber os turistas e visitantes conforme suas competências. Também estiveram presentes representantes de entidades, como a Rede Costa Esmeralda de Hotéis e Pousadas, do Conselho Municipal de Turismo – Comtur, da Associação Flor Lis e do Projeto Visite Bombinhas.

No encontro, o prefeito Paulo Henrique Dalago Muller divulgou o novo vídeo da Taxa de Preservação Ambiental – TPA, que conta com versões legendada e em espanhol. Para baixar, é só acessar o link http://bit.ly/VídeosTPA2019.Também foi apresentada a série de vídeos “Descobrindo Bombinhas”, que serão utilizados para divulgação do destino turístico, trazendo informações e curiosidades sobre as praias de Bombinhas, pontos turísticos, meios de hospedagem, imobiliárias e gastronomia, além de abordar questões relacionadas aos atrativos culturais e à conscientização ambiental.

TPA

A Telmesh, empresa responsável pela administração da Taxa de Preservação Ambiental, apresentou as novidades na forma de cobrança e funcionamento dos postos de entrada do município. As facilidades incluem o credenciamento da empresa Sem Parar para pagamento automático dos veículos nacionais; possibilidade de aquisição de crédito antecipado, inclusive por turistas estrangeiros, no site, aplicativo, terminais de atendimento (Shopping Punta Blu, Supermercados Schmit e Supermercado Girassol) e postos oficiais; e a possibilidade do cadastro de isenção online. As ações têm o objetivo de agilizar o atendimento, oferecer mais comodidade e dar mais fluidez ao trânsito. A cobrança da TPA iniciou no dia 15 de novembro e segue até 15 de abril.

Água e Saneamento

A concessionária Águas de Bombinhas informou sobre as ações preventivas para esta temporada. Foram realizadas reforços de rede com novas tubulações e bombas, instalação do booster novo no bairro Centro e contratação de mais 15 funcionários para a semana do Natal e Ano Novo. Gabriel Fasola, gerente da unidade de Bombinhas, reforçou que o Centro de Controle Operacional funciona 24 horas, o que proporciona uma segurança operacional positiva e permite a rápida identificação de falhas e problemas. A concessionária também trabalha na fiscalização das redes de esgoto irregularidades. A Águas de Bombinhas recomenda que residências, condomínios, hotéis e pousadas realizem a limpeza das caixas d’água e cisternas e que estejam com as mesmas cheias até a semana do Natal, para garantir o funcionamento do sistema. O atendimento pode ser presencial, na Av. Falcão, 844 – Bombas, ou pelos canais de atendimento 0800 595 4444 e WhatsApp 47 99234-1414.

Segurança Pública

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil comunicaram sobre o funcionamento na temporada. O tenente do Corpo de Bombeiros, Luann Chrun, informou que, em função da extinção do horário de verão, o horário de atendimento dos guarda-vidas será das 7h30 às 19h30. Os postos de guarda-vidas estão distribuídos nas principais praias de Bombinhas que estão ativados gradualmente até o dia 14 de dezembro, quando inicia oficialmente a operação veraneio. A quantidade de guarda-vidas civis ainda não está confirmada, mas há boa expectativa com o número de recertificados e formados, que ao todo são cerca de 65 profissionais. Outra novidade para esta temporada é a ativação de duas motoaquáticas nas Praias de Mariscal/Canto Grande Mar de Fora e na Praia de Bombas.

O delegado Ricardo Melo informou que durante a temporada a delegacia de Polícia Civil ficará aberta 24 horas. Ricardo disse que a estimativa de efetivos este ano na operação veraneio são de quatro agentes de polícia e um escrivão, e que foi solicitado um policial com fluência em espanhol para atendimento a estrangeiros. Segundo o delegado, casos de estelionato envolvendo golpe de aluguel estão entre os mais comuns.

Energia

O Chefe da Agência Regional da Celesc em Itajaí, Pedro Paulo Molleri, informou que, conforme análises das ocorrências e operação do sistema, a Celesc adotou algumas medidas para garantir o fornecimento de energia no município, como: ampliação da potência de todos os transformadores de distribuição e condutores que apresentaram histórico de sobrecarga neste período, troca de elos fusíveis, a divisão de circuitos, troca de 17 transformadores e aumento da capacidade de fornecimento de energia.

Pedro reforça a importância de comunicar a Celesc ao instalar novos aparelhos de ar-condicionado. Segundo ele, a instalação sem aviso pode provocar problemas nos transformadores e derrubar a rede elétrica. Além disso, a troca por disjuntores maiores interfere no funcionamento da rede. A Celesc contará com uma equipe de emergência de 17 de dezembro a 15 de março, que atenderá das 06h às 24h, com um carro exclusivo para Bombinhas. E entre os dias 24 de dezembro e 07 de janeiro, haverá um caminhão de plantão em Porto Belo para atender ocorrências como a troca de transformadores e postes.

Coleta de Lixo

A Say Muller, empresa responsável pela coleta de lixo reciclável na cidade, informou os dias da coleta. A rota será diurna, das 7h às 17h seguindo a seguinte ordem: segunda-feira: Canto Grande e Mariscal; terça-feira: Av. Ver. Manoel José dos Santos, frente de Bombas e José Amândio; quarta-feira: Sertãozinho, Zimbros e Morrinhos; quinta-feira: Av. Leopoldo Zarling, Centro e Quatro Ilhas; e sexta-feira: fundo de Bombas. O telefone para atendimento da empresa é 47 3332-1661 e o WhatsApp de plantão é 47 99725-0053.

Já a Veolia Brasil, empresa responsável pela coleta do lixo orgânico, comunicou que os serviços estão sendo atendidos com caminhões compactadores/coletores de lixo, com carro de apoio e carretas para realizar o transporte dos resíduos de Bombinhas até o aterro sanitário em Biguaçu. Na alta temporada, a coleta será diária: a partir das 22h: Bombas, Centro, Quatro Ilhas e José Amândio; e a partir das 5h: Canto Grande, Conceição, Tainha, Mariscal, Bombas fundos, Sertãozinho, Zimbros e Morrinhos.

Para realizar a limpeza das praias, a Engemar começou a operação no dia 15 de novembro, com 17 funcionários diariamente, no período noturno. A partir do dia 18 de dezembro, iniciam também os trabalhos diurnos, sendo dois turnos de limpeza com uma equipe de 64 funcionários trabalhando na limpeza das praias, além da máquina saneadora, até o dia 05 de março. De acordo com Paulo Zoschke, representante da Engemar, a limpeza será intensificada nas Praias de Quatro Ilhas e Mariscal, em função do Bandeira Azul. Paulo solicitou a colaboração da comunidade para o descarte correto nas lixeiras da praia, e que os comércios e restaurantes da orla não depositem os resíduos nesses contentores.

Programação de Verão

No dia 14 de dezembro a cidade recebe a cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul, às 15h na Praia de Quatro Ilhas, e às 16h na Praia de Mariscal. A temporada do Programa inicia no dia 15 de dezembro de 2019 e segue até 15 de março de 2020. No mesmo dia também terá a chegada do Papai Noel, na Av. Ver. Manoel José dos Santos, com apresentação dos alunos das Oficinas Culturais da Fundação Municipal de Cultura. A partir desta data, como nos anos anteriores, a Setur, em parceria com o Corpo de Bombeiros, disponibilizará o serviço de cadeira anfíbia que ficará na Praia de Bombinhas.

No dia 15 de dezembro acontece a festa de Abertura de Verão, com show nacional de Maiara e Maraisa, na Av. Água Marinha, no bairro Mariscal. Já o Réveillon será nos mesmos moldes dos últimos anos, com apresentações de bandas e Dj’s nas praias de Bombas, Bombinhas, Canto Grande e Zimbros. Além disso, a partir do dia 28 de dezembro devem iniciar as atividades da programação do Verão Bombinhas Bom Demais, que contará com aulas de zumba e funcional nas praias, recreação infantil, beach party, cinema na rua e o Teatro Bom Demais.

De dezembro a fevereiro, será realizada a pesquisa de demanda turística. Nesta temporada, será aplicada por uma empresa contratada pelo Consórcio Intermunicipal de Turismo – Citmar nos 10 municípios da Região Turística Costa Verde & Mar. O instrumento norteia o planejamento de ações do poder público e da iniciativa privada para o desenvolvimento do turismo.

Trilha guiada

A Fundação de Amparo ao Meio Ambiente – FAMAB em parceria com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, realiza o Projeto de Voluntariado com atuação nas trilhas do Parque Natural Municipal Morro do Macaco que leva o turista a conhecer um dos mais importantes e bonitos pontos turísticos de Santa Catarina, com guias treinados pelo Instituto e coordenação local. As inscrições para o voluntariado devem ser feitas até o dia 25 de novembro, por meio do link: http://www.icmbio.gov.br/portal/sejaumvoluntario.

A FAMAB também trabalha na fiscalização ambiental náutica e por terra para coibir acampamento nas praias e outros crimes ambientais no município. As denúncias podem ser feitas em um sistema de plantão pelo WhatsApp 47 99624-3355.

Categoria: Especial, Turismo
Tags: Bombinhas, SC, Verão
Publicidade