Itajaí sedia neste mês Fórum de Cidades Digitais para região

5 de novembro de 2019
Postado por: Alexandre

Gratuito para servidores públicos, encontro visa auxiliar o planejamento municipal de 2020; Município-sede é destaque no Estado com tecnologias inovadoras

A Prefeitura de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Tecnologia, e a Rede Cidade Digital (RCD) firmaram parceria para realização do IV Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí, no dia 27 de novembro. O encontro, apoiado pela Câmara de Vereadores de Itajaí, visa tratar do uso de tecnologias inovadoras na gestão pública e encerra o calendário de atividades da Rede Cidade Digital em 2019.

Até o momento, foram 14 Fóruns Regionais, em oito Estados brasileiros (PR, SC, RS, SP, MG, MS, BA e RO), além do Congresso Catarinense de Cidades Digitais, realizado em Criciúma, em março deste ano. Ao todo, prefeitos e gestores de quase 500 municípios participaram dos eventos em busca de informações e soluções que possam ser implantadas nas localidades. “Tecnologia traz inúmeros benefícios como maior eficiência de gestão e condições de se prestar um melhor serviço à população. O Fórum traz ideias e soluções que facilitam a implantação de políticas públicas voltadas à inovação nas cidades e pode nortear o planejamento municipal de 2020”, observa o diretor da RCD, José Marinho.

As inscrições para o Fórum de Cidades Digitais em Itajaí estão abertas e são gratuitas para servidores públicos, academia e entidades: http://forum.redecidadedigital.com.br. Com diversos investimentos tecnológicos, Itajaí é referência no Estado para as localidades que buscam entrar para o grupo de cidades digitais brasileiras.

Para o secretário de Tecnologia do Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativo de Itajaí, Murilo Sodré, uma cidade inteligente passa por ações voltadas para aumentar a conectividade do cidadão e no uso da tecnologia que auxilie a tomada de decisão dos gestores públicos. “A tecnologia tem sido vista pelo governo como estratégia. Muitas das nossas ações têm sido pensadas como forma de dar agilidade aos serviços públicos e conectividade ao cidadão”.

Entre as ações ele cita a fábrica de softwares do município, onde mais de 35 soluções já foram desenvolvidas, voltadas para as diversas secretarias, passando por aplicativos de serviços como o Conecta.í, que já conta com mais de 23 mil downloads, ferramentas de fomento ao turismo e sistemas para gestão de obras e vagas de emprego, por exemplo. “Nesses quase três anos de gestão estamos modernizando todas as secretarias de alguma forma. Temos um projeto de wifi livre que já conta com mais de 125 pontos espalhados pela cidade, com mais de 30 mil pessoas cadastradas utilizando esse serviço. Tudo isso vem tornando Itajaí uma cidade mais digital e inteligente”, avalia.

“Poder contribuir e divulgar essas nossas ações, também ter essa troca de experiências com os municípios vizinhos, conhecer novas soluções de fornecedores, todo esse debate vai ser possível nesse evento. Como anfitriões, nós ficamos muito felizes. Esperamos que tenhamos aqui um bom público, que tenhamos debates, conversas e trocas de experiências importantes para avançarmos na modernização de todos os municípios da nossa região”, completa Sodré.

O IV Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí tem o patrocínio da 1DOC e Inovadora Sistemas, além do apoio do Hotel ibis budget Navegantes Itajaí, Câmara de Vereadores de Itajaí e Portal Cidade No Ar.

Serviço:
IV Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí

27 de Novembro, em Itajaí
Local: Câmara de Vereadores de Itajaí
Início: 8h30
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br/itajai
Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41) 3015-6812

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

Categoria: Tecnologia (TI)
Publicidade