Síndicos de Balneário Camboriú ganham representatividade com criação da ASBALC

29 de outubro de 2019
Postado por: Alexandre

Associação de Síndicos de Balneário Camboriú

 

Os gestores condominiais de Balneário Camboriú acabam de ganhar uma Associação de Síndicos – a ASBALC, que foi instituída para representar a categoria junto aos poderes público e judiciário, buscando o reconhecimento de suas lutas para melhorar a qualidade de vida dos condôminos, síndicos, subsíndicos e conselheiros, que representam a maior parte da população que residem nas edificações verticalizadas.

Na última sexta-feira (25) aconteceu na sede do Secovi-SC em Balneário Camboriú, a instalação da diretoria provisória com a leitura do estatuto e aprovação por unanimidade da primeira diretoria e conselho executivo, que terá um mandato de sei meses, até a próxima eleição. Fazem parte desta diretoria síndicos profissionais, síndicos moradores, advogados, administradores e engenheiros.

Segundo o presidente eleito para essa primeira gestão provisória da ASBALC, Carlos César Spillere, “as leis surgem diariamente e nesse momento de questionamentos, os síndicos precisam de uma representatividade, pois são cada vez mais responsabilizados e cobrados. E com a Associação teremos respaldo legal para lutar pelos interesses dos síndicos e toda comunidade condominial”.

Para a síndica, Sônia Novaes Estácio, que ocupa o cargo de secretária da ASBALC, a fundação da Associação é um momento histórico “este é o Marco do primeiro voo que estamos alçando rumo aos nossos objetivos de gerir os nossos condomínios com clareza e retidão, fortalecidos através de uma entidade representativa, onde o sucesso depende dos esforços de cada um dos envolvidos”, destacou.

A entidade terá sede na rua 902, nº 975 e além de unir a categoria dos síndicos, subsíndicos e gestores, visa a realização de palestras, cursos, seminários e outros eventos e ações que possam orientar, esclarecer e providenciar conhecimento e atualização para a melhoria da qualidade de vida de seus associados.

ASBALC nasceu a partir de várias lutas desde 2014, quando houve o aumento significativo da cobrança das contas de água e esgoto dos condomínios, e que depois de muita persistência, decidiram pela revisão e implantação de uma nova proposta e redução dessas tarifas à praticamente metade dos valores que estão sendo cobrados até a atual data. “Segundo Carlos César Spillere engenheiro que ajudou o Secovi a chegar nesses valores reais, que culminou com a audiência pública da ARESC que acontece nesta quinta-feira (31), “foi uma luta árdua mas através de um estudo e análise técnica conseguimos alcançar nossos objetivos depois de 5 anos, que beneficiará agora os condomínios que possuem um hidrômetro único”. Lembrando que “naquela época em Balneário Camboriú, 2143 condomínios foram afetados e passaram a ter as suas contas de água e esgoto praticamente dobradas, atingindo um aumento de até 150% por cento, dependendo da característica da edificação.

Outra conquista recente da categoria foi a mobilização dos síndicos que resultou na alteração da Lei Municipal No 4260, que instituiu a obrigatoriedade da Declaração de Regularidade Sanitária de Edificações. Depois de ter lotado a Câmara Municipal com a presença de mais de 200 síndicos insatisfeitos com os prazos da Nova Lei, agora as novas medidas prorrogaram o prazo até 31 de março, depois da temporada. Nesta nova proposta os síndicos não são mais multados no momento em que os fiscais detectam a falta de documentos, mas ganharam até 30 dias para juntar a documentação sem ser penalizados.

Fonte: Ego Notícias

Texto: Márcia Rodrigues

Categoria: Geral
Publicidade