Projetos da construção civil atingem números recordes em Balneário Piçarras

8 de outubro de 2019
Postado por: Alexandre

...

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Balneário Piçarras acaba de divulgar um relatório que aponta para o crescimento recorde da construção civil no município. Somente neste ano, 334 solicitações por alvarás de construção foram protocoladas para estudo do corpo técnico da pasta e poderão resultar em quase 270 mil metros quadrados construídos – maior metragem na história do município. A metragem é 55% maior em comparação com o ano passado.

Em números ainda mais precisos, os projetos somam 268.254 metros quadrados, contra 173 mil metros quadrados do ano passado. Os dados são os maiores já registrados pelo município – ao menos desde que os dados passaram a ser arquivados digitalmente, transição que ocorreu em 2010. O alvará de construção é obrigatório e passa por diversas etapas de análises técnicas até sua concessão.

“O documento é importante para confirmarmos que a obra está dentro dos parâmetros urbanísticos do município, que é definido de acordo com o Plano Diretor”, explicou a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Deisy Cristine da Silva Martins. Para receber o alvará, o proprietário deve apresentar documentos referentes à obra e guias governamentais pagas.

Além disso, também ocorrem vistorias no local – porém tudo dentro de um prazo estipulado. “Todos os prazos são cumpridos rigorosamente. Buscamos sempre dar agilidade e desburocratizar os processos de concessão de alvarás de construção em nosso município”, frisou Deisy.

FATORES DE CRESCIMENTO

De acordo com o prefeito Leonel Martins, o desenvolvimento da construção civil na cidade se deve à um conjunto de fatores. “Podemos observar que a nossa cidade tem tido um crescimento estrondoso nos últimos anos, indo de encontro ao cenário encontrado em demais municípios e isso não é à toa. O empresário busca segurança para investir e nós compreendemos este recado e proporcionamos um ambiente seguro de investimento”, exaltou.

O prefeito destaca algumas ações como base para a contextualização desse ambiente favorável de investimento. “Balneário Piçarras hoje é uma cidade bem organizada, de zeladoria urbana eficaz, com uma praia de certificação internacional, investimentos na captação e tratamento de esgoto, educação e saúde de qualidade diferenciada, atendimento ao empresário com uma equipe extremamente técnica e ágil, além de outras tantas ações que cativam quem vem investir em nossa cidade”, apontou Leonel.

Para o gestor, todos esses pontos estão alinhados às potencialidades naturais do município. “Os atrativos naturais fazem de Balneário Piçarras uma cidade apaixonante por natureza, agraciada ainda com uma localização estratégica e vocação para o turismo náutico. Temos orgulho da nossa cidade e da repercussão positiva a nível estadual que ela está tendo”, ressaltou.

Obras públicas reforçam crescimento da cidade

O município está na última fase da verificação de projetos para a assinatura do contrato de empréstimo de R$ 30 milhões, provenientes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O recurso, junto de outras fontes, subsidiária obras como: ampliação da Avenida José Temístocles de Macedo (trecho 1 até a Rua 3750), requalificação da Avenida Getúlio Vargas, ampliação e urbanização dos molhes, colocação de volume de areia na praia e a nova ponte de divisa com Penha.

As licenças necessárias já estão em curso. “Os benefícios dessas obras vão muito além de potencializar o turismo e a pesca. Irão aumentar a mobilidade urbana do município”, finalizou o prefeito. Com o desenvolvimento, a cidade passa a receber a cada ano, um maior número de pessoas. De acordo com o IBGE, Balneário Piçarras hoje é a oitava cidade que mais cresce – em termos populacionais – proporcionalmente em Santa Catarina. O número é positivo, mas também requer atenção.

“Observamos o crescimento populacional de perto, a cidade tem tido um número significativo de novos moradores e veranistas desde 2013. Fizemos – em 2016 – um planejamento de obras urbanas necessárias e conseguimos – em 2018 e 2019 – recursos para a execução de grande parte. Já iniciamos também o levantamento das necessidades para nossa cidade no futuro, pensando na continuidade do desenvolvimento da cidade”, finalizou o prefeito.

Categoria: Construção Civil
Publicidade