Complexo Portuário de Itajaí registra a melhor movimentação de contêineres de 2019

22 de maio de 2019
Postado por: Alexandre

Resultado de abril apresentou crescimento de 6% em relação ao ano anterior

 

O Complexo Portuário de Itajaí teve a melhor movimentação de contêineres do ano de 2019 durante o mês abril. Foram registradas 88 escalas de navios (crescimento de 5%) e 1.173.755 toneladas movimentadas – 6% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado. A movimentação de contêineres no complexo em abril – 105.078 TEU’s (unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento) – foi a melhor dos últimos oito meses.

“A cidade pode ter orgulho do crescimento do Porto de Itajaí, pois hoje não há outro porto no Brasil que cresce em movimentação de cargas como aqui, e isso realmente é um momento especial que estamos vivenciando”, enfatiza Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí.

O Porto de Itajaí também apresentou números positivos no período. Nos berços 1 e 2 da APM Terminals (empresa arrendatária) e no cais público (berço 3) foram registradas 41 atrações e 38.903 TEU’s movimentados – 24% de aumento em relação ao mesmo período de 2018. Já a movimentação total de cargas na margem direita do complexo foi de 449.866 toneladas, a melhor do ano.

“Os números de abril foram muitos bons. Verificamos que o complexo como um todo teve índices significativos de crescimento. Isso sinaliza uma retomada da atividade econômica, pois detemos a maior quantidade de linhas e exportação de cargas frigorificadas do Brasil”, afirma o Superintendente do Porto de Itajaí, Marcello Werner Salles.

No ranking geral das exportações do Complexo Portuário de Itajaí no mês de abril de 2019 destacam mercadorias alimentícias, como frango e carne, que movimentaram aproximadamente US$ 310,2 mil. As principais importações foram de plásticos e borrachas e de equipamentos mecânicos e eletrônicos, movimentando em torno de US$ 360,8 mil.

“O segmento de cargas frigorificadas (frango, carnes e suínos) tem aumentado sua participação neste ano. As expectativas são boas para nosso Porto de Itajaí e para o Complexo em geral. Também podemos analisar uma permanência constante e movimentação, além da expectativa de crescimento para o segundo semestre”, ressalta Heder Cassiano Moritz, técnico da Superintendência do Porto de Itajaí.

Categoria: Economia, Especial
Publicidade