MODERNIZAÇÃO DA EMBRATUR É CONSENSO EM REUNIÃO DE TRANSIÇÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO

19 de dezembro de 2018
Postado por: Alexandre

Presidente do instituto apresenta proposta de modernização da autarquia aos moldes dos principais países receptores de turistas no mundo. Futuro ministro da pasta apoia iniciativa

A presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Tete Bezerra, participou, nesta terça-feira (18), em Brasília, da reunião de transição do Ministério do Turismo, que reuniu o atual ministro da pasta, Vinicius Lummertz e seu sucessor, indicado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio. O encontro reuniu toda a cúpula da pasta e, entre os assuntos debatidos, a modernização do modelo de gestão do instituto com a transformação da autarquia em agencia de promoção turística foi defendido pela presidente e recebeu o apoio de todos os presentes.

Durante todo o dia de trabalho, o novo ministro do turismo conheceu toda a estrutura organizacional e as principais ações da pasta que irá assumir em janeiro. A presidente Teté Bezerra, apresentou um diagnóstico completo da situação atual e da atuação da Embratur, além de traçar um panorama da trajetória do instituto que acaba de completar 52 anos, suas conquistas e desafios para os próximos anos. A modernização da autarquia dominou a pauta.

“A Embratur é um ativo do turismo brasileiro e tem função essencial de promoção do Brasil como destino turístico no exterior para a atração de mais turistas estrangeiros e, a consequente, geração de novos empregos e renda. A transformação em agencia, com mais flexibilidade e possibilidade de parcerias com a iniciativa privada, é o caminho certo para acompanhar a transformações do setor e a reposicionar o país no competitivo mercado de promoção internacional”, definiu.

Para conhecer a fundo a dinâmica atual de intensa competição neste cenário, o Instituto encomendou um complexo trabalho de pesquisa e estudos à FGV (Fundação Getúlio Vargas) sobre o panorama da promoção internacional do turismo no mundo. A pesquisa analisa mais de 20 modelos de gestão internacional e servirá como base para a criação de um plano de ação para o novo modelo de operação da agencia Embratur.

A análise atesta a necessidade da Embratur se modernizar e seguir exemplos de organizações de sucesso que atuam na promoção internacional com modelos híbridos e mais flexíveis – os DMOs (Destination Marketing Organizations), como a Brand USA, dos Estados Unidos. Esses órgãos de turismo atuam de forma moderna e podem contar com fontes alternativas de recursos. No modelo atual, a Embratur é uma autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, tendo como única fonte de recursos o orçamento da União.

O futuro ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio se mostrou favorável a ideia da transformação da Embratur e, garantiu que irá trabalhar junto aos parlamentares para a rápida tramitação do Projeto de Lei que trata do assunto no Congresso Nacional. “O turismo é uma área transversal e vamos trabalhar em conjunto com outras pastas e com o parlamento para o avanço deste e de outros pleitos do trade turístico. Temos o apoio do presidente eleito para colocar o setor no centro da pauta econômica”, garante.

A presidente Teté Bezerra destaca que o encontro foi importante para mostrar ao novo ministro a relevância do setor de turismo para a economia brasileira. “O turismo deve ser tratado como um vetor para a retomada econômica do Brasil, como foi feito por outros países que superaram crises com investimentos em infraestrutura turística e promoção internacional, como Espanha e Portugal”, lembrou.

O atual ministro do Turismo, e ex-presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, considera a mudança do modelo de gestão a melhor ideia para o futuro da Embratur. ”O tempo do desenvolvimento do turismo chegou. Após as reformas promovidas pelo governo e a manutenção do ministério na Esplanada, o setor está pronto para o futuro e para novas mudanças, como a Nova Embratur,” disse.

Marcelo Álvaro Antônio agradeceu a abertura e acesso às informações durante o processo de transição.  Para ele, o dia de trabalho representou um importante momento para ter uma visão geral e ampla de cada secretaria da pasta e também da  Embratur.

“Vamos, por ordem de prioridade, empenhar esforços para resolver os gargalos, entre eles o Custo Brasil, que atrapalha o desenvolvimento do turismo interno e internacional. Vamos trabalhar de forma interministerial para que cada pasta possa dar sua contribuição. Agradeço ao ministro Lummertz por conduzir o processo de transição com tamanha cordialidade. A ideia é dar continuidade as ações de sucesso, já que temos o objetivo comum de promover o desenvolvimento deste turismo no Brasil”, completou o novo ministro.

Participaram também do grupo de trabalho, o chefe de gabinete da Embratur, Hercy Filho, a assessora da presidência do instituto, Kátia Bittencourt, além dos assessores e atuais comandantes das Secretarias do Ministério do Turismo.

 

Fotos: Gustavo Messina/MTur

Categoria: Turismo
Publicidade