O turismo é um dos carros fortes da economia catarinense. Além de gerar cerca de 12% do PIB do Estado, a atividade turística também é responsável por 5.4% dos empregos catarinenses – sejam eles direta ou indiretamente ligados ao setor.
Os indicadores da área demonstram que há uma tendência de crescimento que deve se manter nos próximos anos e abrir espaço para novos negócios e soluções turísticas. Em 2017, houve um aumento de 6.8% no volume de vendas do setor, na contramão do restante do Brasil, onde o índice decaiu. De acordo com pesquisa da FGV, só na alta temporada de verão foram gerados R$10 bilhões nos 52 segmentos conectados ao turismo.
Praia de Balneário Camboriú é uma das mais visitadas do Estado — Foto: Pixabay
Apesar de apresentar números positivos em relação aos demais estados, o potencial de crescimento do turismo catarinense ainda é imenso. Mas para a atividade crescer, é preciso compreender as mudanças no perfil do turista, que parece preferir cada vez mais a internet na hora de escolher destinos, produtos e serviços – tendência mundial de consumo da qual o Brasil não fica de fora.
Esse movimento tem relação com o fato de que somos o terceiro país na lista dos que mais passam tempo na internet e que, aqui, há mais smartphones do que pessoas: em média 1.35 unidade para cada cidadão brasileiro. O setor turístico segue um padrão que o varejo já tem percebido: há um crescimento constante nas vendas pela internet. Para garantir que o Estado e prestadores de serviço turístico se mantenham competitivos e descubram como explorar melhor a atividade em Santa Catarina, é preciso entrar em contato com os potenciais turistas em todas as plataformas.
Iniciativas trazem inteligência para o setor de turismo
O viajante de hoje é, antes de mais nada, um turista conectado. Por ter acesso a todo tipo de informação sobre os destinos antes de viajar, e por ter interesse em saber o máximo possível na pré-viagem, ele é mais exigente e não se satisfaz com qualquer serviço oferecido por agentes turísticos.
Entendendo esse cenário, iniciativas estão sendo pensadas para manter a competitividade do segmento e preparar os diversos ramos envolvidos no setor para atenderem a esse público cada vez mais criterioso. Com o intuito de reforçar as vocações regionais do turismo no Estado, ou seja, de valorizar áreas que apresentam alto potencial turístico, fazendo uso de uma metodologia pré-estabelecida, o Sebrae desenvolveu um projeto pioneiro no país.
– Acompanhando as mudanças de mercado e tendências no turismo, passamos a atuar há alguns anos com uma metodologia que veio da Espanha e que se chama “Destinos Turísticos Inteligentes”. Esse método preconiza o desenvolvimento do território turístico alicerçado em quatro pilares: sustentabilidade, inovação, tecnologia e acessibilidade – explica Alan Claumann, Coordenador Estadual de Turismo do Sebrae-SC.
Proporcionar experiências completas em cada destino ao integrá-lo com a comunidade local é uma forma de garantir o desenvolvimento sustentável do turismo, contribuindo para o meio ambiente, economia e a sociedade, sempre contando com apoio da tecnologia e de soluções digitais. Em Santa Catarina, existem as condições ideias para desenvolver experiências completas em turismo e fazer com que a imagem do Estado se consolide como referência.
– Estamos desenvolvendo uma série de indicadores para compreender o grau de maturidade dos territórios turísticos catarinenses enquanto destinos inteligentes, antes de propor ações ligadas à capacitação de empreendimentos. Assim podemos entender quais são os principais pontos fortes e fracos de cada região e, a partir daí, buscar formas de superar as dificuldades – esclarece Claumann.
Com foco em pequenas empresas, o projeto busca, ao mesmo tempo, redefinir e revalorizar o que há de melhor em cada destino a fim de oferecer novas opções a quem visita Santa Catarina, e também promover inovação nos modelos de negócios das empresas locais. Assim, os objetivos e desafios do projeto podem ser resumidos em:
● Fortalecimento da governança
● Integração da cadeia de valor
● Melhoria da experiência turística
● Reposicionamento de destino turístico
● Inovação e tecnologia
● Ampliação de mercado
● Elevação da qualidade e agregação de valor aos serviços e produtos turísticos
Iniciativa que gera resultado
Desde 2016, o projeto vem desenvolvendo ações inteligentes que despertam a vocação turística de cada local. Em todas as iniciativas, há a preocupação de otimizar o uso de recursos em cada localidade, aproveitar atrativos naturais e impulsionar o desenvolvimento sustentável da cidade de forma eficiente para moradores e visitantes.
Um bom exemplo de Destino Turístico Inteligente que tem dado certo neste sentido é a concretização do Caminho Cervejeiro da Grande Florianópolis. A rota propõe uma nova atração turística na região e também possibilita o desenvolvimento das cervejarias participantes.
O projeto do Sebrae-SC em parceria com a AMPE Metropolitana e a União Cervejeira respeita o ideal de promover a experiência turística e a inovação, pilares da metodologia dos Destinos Turísticos Inteligentes. Leia mais sobre o assunto aqui.
Outro exemplo de parceria de sucesso ocorre na região da Foz do Rio Itajaí, na Costa Verde & Mar. Há dois anos o projeto Destinos Turísticos Inteligentes contribui para a evolução do turismo na região, que conta com uma variedade de produtos e serviços, mas também têm lideranças que entendem a necessidade de inovar para manter a competitividade. Assim, um dos pilares da metodologia está sendo trabalhado com mais intensidade para impulsionar os negócios locais: inovação e tecnologia.
O primeiro passo foi a atualização do plano marketing turístico da região. A consultoria do Sebrae-SC apontou caminhos novos em relação ao mercado turístico, ao posicionamento da marca e à segmentação de público.
– Em 2017, focamos na capacitação do setor turístico, em entender o processo dos Destinos Turísticos Inteligentes e perceber como podemos receber o turista que tem novas demandas, que é mais exigente, que está sempre conectado – conta Vivian Floriani, Assessora Técnica do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar (CITMAR).
A partir daí, surgiram três ações diferentes:
- Instalação de uma tecnologia, os beacons, em 80 pontos diferentes que permite que o turista receba no seu celular informações sobre a atração turística e da região assim que se aproximar dela
- Capacitação com centros de atendimento que atendem diretamente o turista
- Capacitação com hotéis, restaurantes e demais empresas que trabalham com turismo na região com o objetivo de melhorar a gestão dos negócios e o desenvolvimento das empresas
- Reposicionamento digital: um diagnóstico nos empreendimentos do setor turístico e nas prefeituras da região buscou entender como essas instituições estavam inseridas no contexto digital.
Em 2018, o projeto segue com planos de ação para melhorar a presença digital depois dos diagnósticos de reposicionamento digital. Outra ação de impacto é a criação de 20 tours de experiência na região que propõem vivências diferentes para os visitantes.
Desmistificando os Destinos Turísticos Inteligentes
Além de ações em projetos, o Sebrae-SC também promove em diferentes regiões do Estado eventos em parceria com instituições como Fecomércio e FIESC a fim de explicar e desmistificar o conceito de “Destinos Turísticos Inteligentes.
– Queremos mostrar que não é algo impossível de ser alcançado pelos destinos catarinenses e nem pelos pequenos negócios. São soluções simples com foco em inovação, sustentabilidade e, principalmente, em governança, que deve estar bem estabelecida para decidir o que cabe em cada território com base no que ele tem a oferecer como atrativo – explica Alan.
Evento em Blumenau sobre Destinos Turísticos Inteligentes — Foto: Mário Augusto São Thiago
Todo o atendimento do Sebrae-SC às regiões turísticas é focado em promover inovação nos negócios, buscando entender principalmente como elas se posicionam na internet, que é o principal canal de venda turística. Depois, são propostas maneiras de se reposicionar e aumentar a presença digital de cada região com base em metodologias do marketing digital. As mudanças na estratégia de atuação do Sebrae no turismo vêm acompanhando os movimentos de mercado, e propõem formas eficientes de reforçar a posição de Santa Catarina no mapa do turismo do Brasil.
É o Sebrae e seus parceiros promovendo de forma inovadora o turismo de Santa Catarina em Todos os Sentidos! Para saber mais sobre a atuação do Sebrae/SC na área de Turismo, clique aqui.