TRE-SC conclui Eleições 2018 com sucesso

28 de outubro de 2018
Postado por: Alexandre

Com 100% das urnas catarinenses apuradas às 20h06 deste domingo (28), o candidato Comandante Moisés (PSL) foi eleito governador de Santa Catarina com 71,09% dos votos válidos.

Com 100% das urnas catarinenses apuradas às 20h06 deste domingo (28), o candidato Comandante Moisés (PSL) foi eleito governador de Santa Catarina com 71,09% dos votos válidos. O segundo colocado, Gelson Merísio (PSD / PRB / PDT / PSB / PODE / SOLIDARIEDADE / PROS / PSC / PC do B/ PHS / PP / DEM / PRP / PPL / PV), obteve 28,91%. No estado, Jair Bolsonaro (PSL / PRTB) alcançou a maioria dos votos dos eleitores para presidente: foram 75,92%, enquanto Fernando Haddad (PT / PC do B / PROS) obteve 24,08%.

O índice de abstenção em Santa Catarina foi de 16,87%. Brancos e nulos somaram 11,73%. O primeiro município catarinense a finalizar a contagem foi Ponte Alta do Norte, às 17h16, e o último Arabutã, às 20h06.

Em Vidal Ramos, onde foi realizada uma eleição suplementar para prefeito, foi eleito Helmut Stoltenberg (PP / PT / MDB), com 50,47% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou Nabor Schmitz (PSD), com 49,53% dos votos.

Em seu pronunciamento anunciando o resultado do segundo turno, o presidente do TRE-SC, desembargador Ricardo Roesler, enalteceu o trabalho de todos que participaram do processo eleitoral. “Quero agradecer os servidores que colaboraram nessas eleições, os juízes e promotores eleitorais e quero fazer um agradecimento especial aos mesários e aos presidentes de mesa que estiveram trabalhando lá na ponta, em cada seção eleitoral desse estado. Hoje, 28 de outubro, Dia do Servidor Público, o TRE catarinense, através de suas urnas eletrônicas, entrega e apresenta seus mais dois ilustres servidores escolhidos pela soberania popular, pelo voto do eleitor catarinense, que sufragou a sua vontade através das urnas eletrônicas”, afirmou.

Logo após a fala do presidente, o Comandante Moisés fez seu primeiro discurso como governador eleito, na sede do TRE-SC.

Ocorrências com urnas

De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SC, ao longo do dia foram relatadas 338 ocorrências envolvendo as urnas eletrônicas, sendo 194 casos de substituição por urnas de contingência. Ao todo, 1,24% de urnas do total de 15.562 no estado necessitaram ser trocadas.

Nenhum município precisou realizar votação manual por conta de problemas nas urnas. As cidades com o maior número de equipamentos trocados foram: Canoinhas (8), Lages (7), Criciúma (6), Indaial (5), Palhoça (5), Rio do Sul (5) e Tubarão (5).

Ocorrências policiais

Ao longo do dia, a Polícia Militar registrou 23 ocorrências, sendo 12 com eleitores presos em episódios envolvendo violação do sigilo do voto, divulgação de propaganda, boca de urna ou desacato a autoridade.

Os municípios onde ocorreram as prisões, conforme registro da PM, foram Biguaçu (2), Florianópolis (3), Palhoça (3), Araranguá (1), Barra Velha (1), Canoinhas (1) e São Bento do Sul (1).

Disque Eleitor

O Disque Eleitor – serviço telefônico para tirar dúvidas dos eleitores – registrou aproximadamente 2.300 ligações neste domingo. Ao longo do dia, 40 servidores se revezaram no atendimento das ligações, desde as 7h.

Desde o dia 22 de outubro, foram mais de 3.600 chamadas recebidas. A maior parte das dúvidas foi sobre locais de justificativa, locais de votação e voto em trânsito.

Observadores da OAB/SC

Durante a votação neste domingo (28), 18 advogados da OAB/SC acompanharam a votação como observadores externos em seis cidades. No relatório da instituição sobre o pleito, os observadores parabenizaram a atuação do TRE-SC pelos trabalhos realizados, elogiando a iniciativa do Tribunal por trazer observadores externos para verificar a lisura do processo.

Projeto Bikes2018

Assim como no primeiro turno das Eleições 2018, neste domingo (28), 72 ciclistas voluntários participaram do pleito carregando as mídias das urnas eletrônicas dos locais de votação até os cartórios eleitorais, em Florianópolis. Os atletas percorreram, em comboio, rotas pré-estabelecidas para recolher as mídias em 60 locais de votação.  Além de Florianópolis, o projeto também foi replicado em Concórdia, que contou com a participação de 15 ciclistas e 26 corredores.

Por Jennifer Hartmann Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Categoria: Especial
Publicidade