Sábado será dia de vacinação contra sarampo e poliomielite nas unidades básicas de saúde de Penha

14 de agosto de 2018
Postado por: Alexandre

Todos os postos de saúde nos bairros estarão abertos das 8 às 17 horas

Sábado, 18, será o “Dia D” da Campanha Nacional de Combate a Poliomielite e ao Sarampo. A vacinação estará acontecendo em todas as unidades básicas de saúde de Penha, das 8 às 17 horas, sem fechar para o almoço. “Será a oportunidade dos pais que não podem ir às unidades de saúde durante a semana vacinarem seus filhos”, aponta a secretária de saúde de Penha Regiane Basso.

Além das unidades de saúde nos bairros, também haverá vacinação, somente contra pólio, no Castelo do parque Beto Carrero World, das 8h30 às 11 horas, com a participação especial do Betinho Carrero.

Devem se vacinar crianças a partir de 01 ano de idade até 4 anos, 11 meses e 29 dias. “Mesmo crianças que já foram vacinadas, devem tomar uma segunda dose”, recomenda a enfermeira da epidemiologia Jaine Spricigo. Os pais também devem levar a carteira de vacinação e o cartão do SUS.

Além do Dia D, a campanha de vacinação irá até o dia 31 de agosto, com atendimento em todas as unidades básicas de saúde durante o horário normal de expediente. “Na verdade, temos essas vacinas disponíveis durante todo o ano porque são de rotina. Agora em agosto o governo federal está mobilizando a rede pública de saúde numa campanha de mobilização”, explica Jaine.

Esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose acontece de forma esporádica. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

O Brasil tem 822 casos confirmados de sarampo em 2018. Já em relação à paralisia infantil, trata-se de uma precaução, já que 312 cidades estão abaixo da meta preconizada para o controle da doença e um caso foi registrado na Venezuela em junho. Não há, contudo, casos de paralisia infantil no Brasil.

O país erradicou a poliomielite do território em 1994; já o certificado de eliminação do sarampo havia sido alcançado em 2016.

A meta da secretaria de saúde de Penha é vacinar nesta campanha pelo menos 1.437 crianças no município.

Categoria: Saúde
Publicidade