Prefeitura de Penha investe em transparência

11 de junho de 2018
Postado por: Alexandre

Instrumentos como alô prefeitura, ouvidoria, consulta das filas de espera e portal da transparência garantem acesso do cidadão a informações públicas

 

Agora em junho, o cidadão ganhou mais um serviço online no portal da prefeitura: o boletim escolar. Por ele, os pais podem acompanhar notas e o dia a dia dos seus filhos nas escolas, com informações atualizadas toda a semana.

Esse é apenas mais um dos serviços adicionados no esforço do governo municipal em promover mais transparência no acesso à informações públicas. O principal destes instrumentos é o “Alô Prefeitura”, onde cada morador pode reivindicar serviços, fazer denúncias, sugestões, reclamações, além de consultar informações públicas, seguindo a lei de acesso à informação. Para administrar esse serviço foi criada a Ouvidoria Pública na Prefeitura de Penha, além de ser implantado o sistema “1DOC”, que notifica cada servidor das informações e serviços solicitados. Os servidores públicos tem até 30 dias para responder a cada chamada.

“São serviços que até o início do ano passado nunca existiram na prefeitura de Penha”, lembra o secretário de governo Eduardo Bueno. “Penha nunca cumpriu tanto a lei de acesso à informação como está cumprindo atualmente. O portal da transparência é continuamente atualizado, demonstrando todas as informações de contas públicas exigidas por lei”, garante.

Desde a estrutura organizacional, quadro funcional, empenho de diárias, relação de todos os servidores públicos ativos ou inativos, unidades escolares, unidades de saúde, serviços públicos, convênios, termos de cooperação, processos licitatórios, almoxarifados, frota de veículos, conselhos municipais, etc, podem ser encontradas essas informações no endereço penha.sc.gov.br.

Serviços adicionais incluem a consulta à lista de espera por atendimento médico, e o já citado boletim escolar. No site, o cidadão também tem acesso a todos os concursos públicos abertos ou finalizados, editais de compras, diário oficial, e o portal do cidadão, onde são disponibilizados serviços como abertura de empresas, nota fiscal eletrônica, emissão de IPTU, certidões, guias e alvarás, etc.

“O governo tem investido muito em informatização dos seus serviços e na transparência pública. Havia uma grande defasagem nessa área, mas desde o início da gestão isso tem sido trabalhado e resolvido”, finalizou Bueno.

Categoria: Economia
Tags: Penha
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