Penha – veja como ficam os serviços durante a paralisação

28 de maio de 2018
Postado por: Alexandre

Durante o início da manhã desta segunda (28), o secretariado da Prefeitura de Penha realizou reunião de emergência, em decorrência da greve dos caminhoneiros, que chega em seu oitavo dia.

 O encontro, que ocorreu no gabinete do prefeito Aquiles da Costa, teve o objetivo de reavaliar os efeitos da paralisação nacional na esfera municipal e, também, de definir quais serão os serviços públicos que serão mantidos ou contingenciados nesta semana.

Para economizar combustível e insumos – para que não haja a interrupção de serviços emergenciais à população – foi definido: 

Secretaria de Saúde:

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionarão normalmente, porém poderá ocorrer a falta de alguns profissionais. Caso isso aconteça, o paciente será orientado para o atendimento nos postos mais próximos.

O Pronto-Atendimento 24 Horas continuará funcionando normalmente. Já o NAM (Núcleo de Atendimento à Mulher) também funcionam normalmente, mas algumas consultas com médicos especialistas poderão ter que ser remarcadas. Carros administrativos só poderão ser utilizados em casos emergenciais. 

Secretaria de Educação:

Escolas, creches e transporte escolar funcionarão normalmente até quarta-feira (30). Durante esse período, serão repassadas novas informações. O Transporte para estudantes universitários está interrompido, em virtude das universidades também terem cancelado às aulas. 

Secretaria de Serviços Urbanos:

Serão realizadas apenas manutenções emergenciais. Obras programadas estão paralisadas. As operações terceirizadas acontecerão dentro da possibilidade de cada empresa. O setor de limpeza urbana não funcionará em sua escala normal, até que se resolva toda essa situação. A prefeitura pede que os munícipes denunciem e colaborem, não colocando resíduos e restos de galhos de árvores ou moveis, obstruindo os passeios públicos. 

Assistência Social:

Todos os atendimentos na secretaria seguem normais. Atendimentos referentes a Bolsa Família, Cadastro Único e auxílios eventuais também permanecem sem alterações. Carros administrativos só poderão ser utilizados em casos emergenciais. 

 

Outras secretarias/ fundações:

Fundação Municipal de Esportes (FME), Procuradoria Jurídica, Controladoria e outras repartições públicas da Prefeitura de Penha tem expediente e serviços acontecendo normalmente. O Procon permanece atuando na orientação e fiscalização. Denúncias de abusos devem ser comprovadas através de cupom ou nota fiscal.

 

Serviços terceirizados:

LIXO – A empresa RECICLE CATARINENSE DE RESIDUOS LTDA, concessionária responsável pelos serviços de coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos domiciliares – coleta de lixo – do município de Penha, informa que em virtude do agravamento da popular “greve dos caminhoneiros”, os serviços de coleta de lixo poderão sofrer alterações ou serem paralisados temporariamente, tendo em vista que os manifestantes estão impedindo o trânsito dos veículos desta empresa, bem como a escassez de combustível nas distribuidoras e postos da região.

 

ÁGUA – A empresa Águas de Penha comunicou que, caso a distribuição de combustível não seja normalizada nos próximos dias, os serviços prestados pela  concessionária – como repavimentação e novas ligações de água – poderão ser afetados devido à parada dos equipamentos e veículos. Em decorrência do risco de ficar sem produtos químicos utilizados no tratamento de água que são transportado por caminhões, a concessionária recomenda o uso consciente de água até que a paralisação dos caminhoneiros finalize e a situação seja normalizada.

 

Gabinete do Prefeito:

O expediente do gabinete segue com todas as reuniões pré-agendadas acontecendo normalmente. O prefeito Aquiles vai participar, na tarde desta segunda-feira, de uma reunião, na AMFRI, com demais prefeitos da região, para uma avaliação de todo este cenário.

Categoria: Geral, Variedades
Tags: Penha, Santa Catarina
Publicidade