Itajaí – Polícia dá batida em ferros-velhos que compram fiação furtada

3 de maio de 2018
Postado por: Alexandre

Uma operação da polícia Civil flagrou comércios que estavam vendendo fios de cobre roubados em Itajaí. Sete ferros-velhos e duas casas de donos de comércios foram visitados pelos policiais civis e militares na manhã de ontem. Duas pessoas foram presas em flagrante com 70 quilos de fios. A delegada Vivian de Andrade Mattos investiga os […]

Uma operação da polícia Civil flagrou comércios que estavam vendendo fios de cobre roubados em Itajaí. Sete ferros-velhos e duas casas de donos de comércios foram visitados pelos policiais civis e militares na manhã de ontem. Duas pessoas foram presas em flagrante com 70 quilos de fios.
A delegada Vivian de Andrade Mattos investiga os furtos desde o final de dezembro do ano passado. A equipe dela mapeou cinco ferros-velhos que estavam comprando o material furtado. As ordens de busca e apreensão, autorizadas pela justiça, foram cumpridas nos bairros Cidade Nova, Fazenda, em dois locais do Nossa Senhora das Graças, o Matadouro, e na localidade do Bambuzal. Também foram revistadas casas de donos de dois ferros-velhos no Matadouro.
Durante a operação, a polícia recebeu informação de mais dois locais que estavam comprando fios furtados. Os policiais foram até os endereços no bairro Cidade e prenderam duas pessoas em flagrante.
Em um dos ferros-velhos, a polícia encontrou 17 quilos e no outro 52 quilos de fios furtados. O nome dos presos e dos ferros-velhos não foram divulgados.
A delegada explicou que todos responderão por receptação qualificada. Ela diz que a maioria já é reincidente no crime. Mesmo com a batida, os comércios continuam abertos.

Segue a investigação
A polícia civil segue investigando e pretende descobrir se esses locais funcionavam interligados, como quadrilha, ou se cada um agia por conta própria.
A delegada informou que a investigação que culminou com a operação de ontem trabalhou com base em 21 queixas registradas por vítimas dos furtos. Os crimes registrados em abril ainda serão investigados.
Em matéria publicada na semana passada, a Celesc informou que pelo menos um furto de fio acontece em Itajaí por noite. Há noites que a cidade registra até quarto crimes diferentes.
Com a operação, a delegada acredita que os furtos vão diminuir. “O objetivo maior, além de desmanchar a receptação, é combater o furto”, informou.
A delegada não tem ideia do prejuízo causado pelos ladrões e receptadores, mas explica que somente com os furtos cometidos contra locais públicos, a prefeitura teve um prejuízo de R$ 150 mil. Entre os locais atacados estão: a sede da OAB Itajaí, igreja quadrangular, colégios, comércios, prédios e casas.
A maioria dos furtos aconteceu na região central de Itajaí, nos bairros Fazenda, centro, Vila, Dom Bosco e São João.

Fonte: Diarinho

Categoria: Segurança, Variedades
Tags: Itajaí
Publicidade