Banco Central muda as regras para a compensação de cheques

16 de abril de 2018
Postado por: Alexandre

Febraban informa que cheques com valores inferiores a R$ 299,99 eram compensados em dois dias úteis antes desta legislação

A compensação de cheques de até R$ 299,99 será de um dia útil a partir desta segunda-feira (16), segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Antes da mudança, os cheques deste valor eram compensados em dois dias úteis. Os cheques dos valores superiores já eram compensados em um dia útil.

Além de unificar o sistema de compensação, a regra determina que todos os cheques sejam compensados no ambiente da Compe (Centralizadora da Compensação de cheques). Segundo a Febraban, o objetivo é tornar a forma de pagamento mais eficente e segura.

Em 2017, foram compensados 494 milhões de cheques, valor 85% menor do que em 1995, quando houve a compensação de 3,3 bilhões. Esta redução do uso da forma de pagamento também contribuiu para a mudança da regra.

A Febraban afirma que o total de operações bancárias realizadas por internet banking e mobile banking respondem, juntos, por 57% do total de transações feitas em todo o país.

Categoria: Economia
Tags: Economia
Publicidade