11 de abril de 2018
Postado por: Alexandre
A Secretaria de Saneamento Básico de Navegantes (Sesan) recebeu nesta segunda-feira (09), a outorga provisória para a captação de água do Rio Luiz Alves. A autorização, que tem validade de cinco anos, foi emitida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, em Florianópolis e permite a captação de até 483 litros de água por segundo para tratamento e distribuição.
Atualmente, o município conta com 22.536 unidades consumidoras e a água consumida pela população, cerca de 500.000 m³ por mês, é comprada do Semasa de Itajaí, que faz a captação no Rio Itajaí-Mirim.
Conforme o secretário da Sesan, Valmir César Francisco, o município aguardava esta outorga para poder iniciar os estudos de desenvolvimento de um projeto capaz de avaliar a viabilidade e custos da construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e um sistema de distribuição capaz de abastecer todas as regiões do município. “Com a disponibilidade garantida, já vamos começar imediatamente a fazer os estudos solicitados pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS) para transformar a outorga provisória em outorga definitiva. O volume de água que pode ser captado pelo Rio Luiz Alves é suficiente para garantir o abastecimento de Navegantes pelos próximos 30 anos”, enfatiza o secretário.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social PMN