23 de março de 2018
Postado por: Alexandre
Em alusão ao Dia Mundial da Água, acontece neste sábado (24), das 8h às 12h, a sétima edição do evento “Juntos pelo Rio – Contra o Aedes Aegypti”. Em Navegantes, o mutirão de limpeza ocorrerá em dois pontos: no rio Itajaí Açu (em frente ao estacionamento da Prefeitura de Navegantes) e na Foz do Rio Gravatá (na praça do portal). Organizações e instituições públicas e privadas estarão unidas, em uma grande ação conjunta para a limpeza do rio e conscientização da comunidade.
Conforme o superintendente da FUMAN, Leandro Amaral, o mutirão será realizado por terra, nas margens dos rios, e com embarcações recolhendo os resíduos de dentro da água.
A novidade para este ano é que os pacientes que fazem tratamento no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS estarão participando do mutirão de limpeza, em um ato de inclusão e interação com a comunidade.
Atividades extras
Paralelamente ao evento, haverá nos pontos de encontro oficinas de reciclagem, doação de hortaliças e doação de mudas nativas. Além disso, a Vita Sacer Pró-Bichos estará realizando, das 09h às 13h a sua feira de adoção “Adote um Amigo”, no ponto Centro, com cães e gatos retirados das ruas, e também “Pet Brechó”, com vários artigos para pet e artesanato. E no ponto do Gravatá, a Turma do Focinho Feliz estará realizando, das 8h às12h, a feira de adoção “Me Leva”, com os cães que foram resgatados e estão, provisoriamente, acolhidos no Departamento Municipal de Assistência e Bem-Estar Animal de Navegantes – DABA. A feira também contará com brechó para arrecadar fundos para a causa animal.
Conscientização
O “Juntos pelo Rio” teve início em 2011, durante a realização da Regata Volvo Ocean Race. Em Navegantes, a FUMAN abraçou a causa juntamente com demais instituições do município que se uniram ao evento e, desde 2016, o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental de Navegantes – GTEAN está à frente das atividades. Em todas as edições do evento, foram retiradas toneladas de lixo, como sacolas, garrafas pet, além de geladeiras, fogões, televisores, entre outros materiais que, infelizmente, a população descarta dentro dos rios.
Fonte: Secretaria de Comunicação PMN