21 de março de 2018
Postado por: Alexandre
As obras de duplicação da BR-470 no lote 3, em Blumenau, no Vale do Itajaí, foram retomadas nesta terça-feira (20). Os trabalhos nessa parte da rodovia estavam parados há mais de três anos. Sem os recursos para concluir todo o trecho, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) resolveu eliminar primeiro os dois gargalos que travam o trânsito todo o início e fim do dia.
A ordem de serviço para a retomada das obras foi assinada no fim da tarde desta segunda-feira (19). Este é o trecho que corta Blumenau e onde estão dois dos maiores gargalos da rodovia: o trevo da Mafisa e o trevo do Badenfurt.
A solução dada para a diminuição dos congestionamentos é a construção de vários viadutos em dois acessos a Blumenau.
No trevo do Badenfurt, que dá acesso a Pomerode, vão ser construídos quatro viadutos e mais quatro pontes. O trânsito local passará por baixo e o da BR-470, por cima dos viadutos. No trevo da Mafisa, serão mais três pontes e cinco viadutos.
Independentemente do destino, os veículos não vão mais precisar atravessar a pista para seguir viagem. Pelo contrato, a empreiteira tem até três anos para concluir as obras nestes dois pontos. Mas a meta é deixar tudo pronto antes disso.
“Metade do ano que vem, com certeza deixar isso pronto. Pelo menos isso a gente garante”, afirmou o superintendente do Dnit em Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa.
As obras nos trevos da Mafisa e do Badenfurt vão custar em torno de R$ 50 milhões. Por enquanto, o Dnit tem R$ 27 milhões na conta. Mas o superintendente garante que estão buscando mais recursos e que isso não vai atrapalhar o andamento das obras.