Comandante do 25º BPM apresenta estatísticas operacionais da corporação na Acin

7 de março de 2018
Postado por: Alexandre

...

A pauta da reunião ordinária da Associação Empresarial de Navegantes (Acin) desta terça-feira (06) foi novamente a segurança pública, tema considerado prioritário e abordado de forma constante pela classe empresarial. Na ocasião, o comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel  Eugênio Hug Junior, apresentou um balanço de atividades da corporação nos dois primeiros meses de 2018, comparados ao mesmo período de 2017. Os dados são positivos e refletem uma nova postura adotada na atual gestão do Batalhão, que foi criado em 16 de dezembro de 2009, tendo sob sua circunscrição os municípios de Navegantes, Penha, Balneário Piçarras e Luis Alves, totalizando uma área de 524,64 Km quadrados.

De acordo com o comandante, de 1º de janeiro até 28 de fevereiro deste ano foram geradas, na área do 25º BPM, 2.252 ocorrências, sendo lavrados 399 Boletins de Ocorrências (BO). Comparado ao mesmo período de 2017, os crimes de furto apresentaram uma redução de 16%. Já os crimes de roubo reduziram 64%. Ao todo, durante os dois primeiros meses desse ano, 105 pessoas foram presas, 20 a mais do que no mesmo período do ano passado, sendo cumpridos 14 mandados de prisão.

O levantamento feito pela PM apurou que, das 105 prisões realizadas pelo 25°BPM no período de janeiro e fevereiro de 2018, 40criminosos foram presos pela 1ª vez;  65 são reincidentes; 41 são de outros estados; 57 são de outras cidades de SC e apenas 7 são naturais de Navegantes.  “Estamos atuando de forma ostensiva e com ações planejadas. Nosso pessoal está motivado e desenvolvendo um trabalho exemplar e isso vem fazendo a diferença e refletindo em números positivos. Nossa missão é garantir a segurança das pessoas de bem, sendo assim pretendemos         Intensificar ainda mais as ações em nossa região”, enfatizou Eugênio Hug Jr.

Os empresários que acompanharam a apresentação parabenizaram o trabalho da PM e relataram que a cidade voltou a ter uma sensação de segurança, ao contrário do que vinha ocorrendo em períodos anteriores. O presidente da Acin, Rinaldo Luiz de Araújo,  destacou a importância da participação da comunidade nas discussões a ações em prol da segurança pública. Rinaldo informou que o Núcleo de Segurança da Acin segue ativo e neste ano direcionará as tratativas para que, de forma constante, o tema seja debatido e as soluções sejam percebidas no dia a dia. “Vamos criar uma agenda permanente para estabelecer ações conjuntas em prol da comunidade. Mas para que o trabalho tenha o resultado que todos esperam, é preciso mais envolvimento do empresariado e da população. É inadmissível que temas tão importantes como esse sejam tratados em segundo plano, sem a devida prioridade. As pessoas e os órgãos públicos precisam sair da zona de conforto e se unir para evitar que mais ocorrências graves sejam registradas. Os Conselhos de Segurança podem contribuir e muito para isso e precisam ser reativados, a exemplo do que acontece no Bairro Gravatá. Só assim atingiremos uma segurança pública sonhada por todos”, enfatizou Rinaldo.

Texto e fotos: Alexandre Batista (Assessoria de Comunicação Acin).

Categoria: Segurança
Tags: Navegantes, Penha, PM, Segurança
Publicidade