Bueiros Inteligentes, é proposta para Rio do Sul

31 de janeiro de 2018
Postado por: Alexandre

Proposta de vereador pretende amenizar os alagamentos com medida simples

O clima de verão e as fortes enxurradas do fim das tardes tem registrado diversos pontos de alagamento em Rio do Sul. Mas uma tecnologia simples e prática, ao que tudo indica, pode amenizar o problema dos alagamentos. A proposta são os Bueiros Inteligentes, trazida pelo vereador Fernando César Souza (PMDB), o Nandu, e protocolada na quarta-feira (24) na câmara de vereadores.

O vereador comentou que foi em busca de alternativas, depois de vários dias recebendo relatos e presenciando áreas alagadas na cidade. “Diante dos problemas que os moradores rio-sulenses vem enfrentando com alagamentos em decorrência dos bueiros entupidos, casas que ficam alagadas e a sujeira que fica depois que a água escoa. Fomos em busca de soluções e exemplos em outros municípios que sofrem com o mesmo problema. Encontramos o bueiro inteligente”, conta Nandu.

A proposta traz uma alternativa prática para a manutenção e limpeza dos bueiros, sem grande modificação ao sistema de captação pluvial, mas sim completando-o. “O projeto consiste na adequação e implantação de um filtro interno no bueiro. Esse filtro libera o escoamento da água e segura os materiais sólidos, impedindo o entupimento que se transforma em alagamento e impedindo também que esse lixo termine por poluir os rios”, comenta o vereador.

O projeto deve ser apresentado logo na primeira sessão do ano da Câmara dos Vereadores, no dia 1º de fevereiro. Onde passará pelas comissão de avaliação e em seguida para a votação da aprovação ou não. Para Nandu a proposta traz retornos positivos para a cidade e deve ser aceita também entre os colegas. “Tenho certeza de que como será um projeto de suma importância para nossa cidade, os vereadores irão aprovar o prefeito irá sancionar.” Ressalta o vereador que já apresentou também a proposta ao executivo e a União dos Bairros, em reunião na quinta-feira (25), para que seja adotado o Bueiro Inteligente nas próximas ruas a serem pavimentadas e também nos novos loteamentos.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Rio do Sul, a proposta foi recebida com interesse, mas é preciso analisar pontos específicos. É necessário avaliar as questões legais dentro do projeto de lei, assim como a viabilidade econômica dos equipamentos a serem produzidos ou adquiridos. Algumas regiões da cidade precisariam ser avaliadas por conta da característica dos bueiros já existentes. Mas em ruas ainda a serem feitas, como em novos loteamentos, por exemplo, a proposta pode acontecer mais facilmente.

Para Nandu, Rio do Sul se tornará uma cidade mais sustentável trazendo a medida para as ruas. “Além de fácil implantação, o custo é baixo e a manutenção é prática, os benefícios são enormes. Tem também a reciclagem dos resíduos coletados, quem ganha com isso é o meio ambiente. E a cidade se torna uma cidade ainda mais sustentável”, finaliza.

Busca por alternativas

O exemplo em cidades que já implantaram os sistema, vem de São Paulo. Segundo o Diretor da INOVA, empresa que faz a limpeza urbana da cidade de São Paulo, os pontos que foram instalados os Bueiros Inteligentes, reduziram em 50% os alagamentos. Além disso, os gastos com a instalação fizeram a manutenção cair pela metade.

Como funciona

Cestos são fixados dentro de bueiros e funcionam como um filtro, retendo resíduos sólidos e impedindo que essa sujeira chegue até os rios ou fique acumulada provocando entupimento.

Quando o cesto atingir a capacidade necessária, deverá ser esvaziado pela equipe de manutenção. Trabalho necessário porém mais facilitado, comparado ao que acontece hoje.

Categoria: Variedades
Tags: Rio do Sul
Publicidade