Vem aí o 3º Festival de Terno de Reis de Navegantes

14 de dezembro de 2017
Postado por: Alexandre

Evento patrocinado pela Fundação Cultural de Navegantes através do Edital Vilma Mafra reunirá 10 dos melhores grupos de Terno de Reis de Santa Catarina.

Arquivo/ValeSC

O 3º Festival de Terno de Reis Estrela Guia de Navegantes acontecerá no próximo dia 27 de dezembro a partir das 20h30 na Capela São João Evangelista, situada na Rua Erna Gaya s/n, próximo ao aeroporto de Navegantes.
Com o objetivo de resgatar a tradição do Terno de Reis e manter viva esta manifestação popular, o proponente do Projeto aprovado pela Fundação Cultural de Navegantes, o Prof. Tarcísio Weise, junto com o Grupo de Terno de Reis Estrela Guia, tem trabalhado para divulgar a quem não conhece esta tradição.

O 3º Festival de Terno de Reis Estrela Guia de Navegantes acontece graças ao patrocínio da Fundação Cultural de Navegantes.

Patrimônio Imaterial de Navegantes e de Santa Catarina

Importantes avanços foram conquistados neste ano de de 2017. Em nível estadual, através de uma proposta da deputada Ana Paula Lima que apresentou um projeto que foi aprovado e transformado em lei, o Terno de Reis passa a ser reconhecido e integrante do Patrimônio Imaterial da Cultura de Santa Catarina.

Em Navegantes, através de uma proposta do vereador Murilo Cordeiro, já é lei e Navegantes reconhece o Terno de Reis como parte integrante do seu Patrimônio Imaterial e ainda estabelece o dia 27 de dezembro como dia municipal do terno de reis.

Histórico do Grupo Estrela Guia
O Grupo Terno de Reis Estrela Guia de Navegantes foi fundado em 09 de dezembro de 2011. Na busca do resgate da tradição secular, Frei Gentil (frei Carmelita), Jacson, Beth, Lino e Alison reuniram-se para vivenciar a tradição. O primeiro encontro do Grupo aconteceu nos dias seguintes na Casa Paroquial da Paróquia São Domingos de Gusmão em Navegantes-SC.

Inspirado na estrela que guiou os Reis Magos ao Menino Jesus, o grupo foi batizado de Grupo Terno de Reis Estrela Guia. Em seis temporadas, o Terno de Reis Estrela Guia levou a mensagem do nascimento do menino Jesus a mais de 300 famílias de Navegantes, Itajaí, Gaspar, Luís Alves, Blumenau e Penha.

O grupo navegantino já participou de dezenas de festivais que aconteceram nas cidades de Itajaí, Camboriú, Canelinha, Indaial e Luís Alves Abrilhantou dezenas de celebrações da santa missa nas comunidades paroquiais de Navegantes.

Além disso, o grupo realizou apresentações em escolas, grupos de terceira idade, apresentação em empresas e nas ruas da cidade de Navegantes.

Um pouco da história do Terno de Reis
O Terno de Reis, ou Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Em Santa Catarina, dados informam que a tradição chegou a 269 anos.

Origens
Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três “Reis Magos”, denominados

Melchior, Baltazar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII.

Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal. No estado do Rio de Janeiro, os grupos realizam folias até o dia 20 de Janeiro, dia de São Sebastião e padroeiro do Estado.

Texto: Tarcício Weise

Informações: 47 99612-8147

Categoria: Cultura, Geral
Publicidade