2 de dezembro de 2017 - Atualizado em: 6 de dezembro de 2017
Postado por: Alexandre
estiveram reunidos com os deputados estaduais Jean Kuhlman e Darci de Matos (PSD) os presidentes dos CDL de Penha João Sensi e de Balneário Piçarras, Fábio Emérito Silva, e os vice-prefeitos de Penha, Lindomar Schulle e Balneário Piçarras Flávio Tironi, para tratar da reivindicação da construção de uma nova ponte sobre Rio Piçarras, na divisa dos dois municípios. O encontro aconteceu no kartódromo Beto Carrero.
O projeto é considerado vital para as duas cidades, não só pela deterioração da atual, como também com objetivo de ter uma ponte mais elevada, que permita a passagem de embarcações de maior porte pelo rio Piçarras, incentivando o turismo náutico na região.
Os CDLs de Penha e Balneário Piçarras estão arrecadando junto a empresários das duas cidades dinheiro para custear a elaboração do projeto arquitetônico e de engenharia. Eles adiantaram na reunião que já possuem 80% do valor pretendido.
A previsão é que a obra possa custar entre 3,5 à 4 milhões de reais. Por conta disso, os municípios pleiteiam que ela seja bancada pelo governo do estado, com contrapartida das duas cidades se necessário. Territorialmente, 25% da ponte pertence ao município de Penha, enquanto 75% à Balneário Piçarras.
No entanto, o prefeito Aquiles fez questão de enfatizar que a obra tem que ser executada e custeada pelo governo do estado, pois trata-se de uma ligação intermunicipal e que beneficiará toda a região. Ele pediu que os deputados Jean Kuhlman e Darci de Matos pleiteassem a obra tanto por emendas parlamentares quanto em articulação junto ao governador Raimundo Colombo (PSD). Outro deputado que se comprometeu a auxiliar nessa intervenção é Carlos Chiodin (PMDB), que não pôde participar da reunião por outro compromisso previamente marcado, mas mandou mensagem ao prefeito Aquiles reafirmando o apoio.
O próximo passo dos três deputados será marcar uma audiência com o governador nos próximos dias, onde estarão presentes os prefeitos e representante do legislativo das duas cidades.